Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

MS lança campanha para alertar sobre a importância do cinto de segurança nos ônibus rodoviários

Campanha vai utilizar diversas peças de comunicação e procedimentos abordando a segurança individual e coletiva dos passageiros para fazer um apelo à adesão ao uso do cinto

Notícias MS

06 de Dezembro de 2016 - 16:37

Desde 1999 todos os ônibus rodoviários no Brasil são obrigados a sair de fábrica com o cinto de segurança em cada poltrona. Apesar disso, os passageiros não têm o hábito de utilizar o equipamento, uma decisão que acaba sendo responsável por muitos dos 15 mil ferimentos e 2.000 mortes ocorridos anualmente nas estradas. Uma campanha de conscientização que será lançada na quinta-feira (8) quer mudar essa realidade em Mato Grosso do Sul.

A campanha é uma ação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e Governo do Estado, com as parcerias do Ministério Público Federal-Procuradoria da República/MS; da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT); da Polícia Rodoviária Federal (PRF); do Observatório Nacional de Segurança Viária e da concessionária CCR MSVia.

A campanha vai utilizar diversas peças de comunicação e procedimentos abordando a segurança individual e coletiva dos passageiros para fazer um apelo à adesão ao uso do cinto. Manter o equipamento afivelado do momento em que sai da rodoviária ou outro ponto de embarque, e durante todo o trajeto até chegar ao destino, pode salvar vidas em caso de acidentes.

As mensagens chegarão aos passageiros em forma de folhetos distribuídos a partir do terminal rodoviário de Campo Grande e algumas cidades do interior; cartazes em todos os terminais, nos guichês de vendas de passagem e pontos de grande fluxo de passageiros; spots radiofônicos e vídeo veiculados pela TV e Rádio Educativa do Estado, parceira da campanha; palestras em instituições e escolas; comandos educativos em estradas realizados pela fiscalização da Agepan, ANTT e PRF; vídeos exibidos nos terminais e nos ônibus que tiverem aparelho de tv; participação do mascote “Fiscalino”, da Agepan, na interação com o público; e divulgação de ilustrações do mascote com dicas em matérias jornalísticas.

A Agepan também já elaborou e publicou a Portaria 138, de 29 de novembro de 2016, estabelecendo obrigações das operadoras do transporte intermunicipal com relação à informação que devem levar aos usuários. As empresas terão, por exemplo, que fazer uma comunicação de orientação e alerta no momento de saída dos ônibus (semelhante ao que ocorre nas viagens aéreas) e, em até 90 dias, colocar nas capas de encosto da poltrona (impresso ou adesivado) a mensagem “O USO DO CINTO DE SEGURANÇA É OBRIGATÓRIO DURANTE TODA A VIAGEM. ELE PODE SALVAR SUA VIDA EM CASO DE ACIDENTE”.

O lançamento oficial da campanha vai acontecer na quinta-feira (8), às 14h30, na Governadoria, com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Na sexta-feira (9), acontecerá o lançamento operacional, no Terminal Rodoviário de Campo Grande, às 8h30, quando as ações começam a ser executadas na prática.