Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Muito calor e umidade do ar em estado de alerta em Mato Grosso do Sul

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) avisa que há previsão de chuva na região oeste do Estado, hoje (13),

Notícias MS

13 de Setembro de 2013 - 09:40

Sol forte e ar seco permanecem na Capital sul-mato-grossense, nesta sexta-feira (13), com temperatura mínima de 28°C e no período da tarde a máxima poderá passar de 32°C. A umidade relativa do ar, que já registra 24%, deve ficar abaixo de 20%. A previsão é de muito calor também para este fim de semana, (sábado e domingo), com máximas acima de 30ºC em Campo Grande.

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) avisa que há previsão de chuva na região oeste do Estado, hoje (13), devido a fatores termodinâmicos, calor e umidade, que estarão mais elevadas. “As chuvas serão em forma de pancadas e o volume estimado é até 10 milímetros, portanto chuva fraca e/ou chuviscos”, informa a meteorologista Cátia Braga.

Braga alerta para o calor intenso que continua em Aquidauana (38ºC) e região. Temperatura máxima de 35ºC em Maracaju e 38ºC em Porto Murtinho. Demais cidades também com temperaturas acima de 33ºC. A massa de ar seco permanecerá na região do bolsão, sul e leste com índices entre 23% a 30%. Região oeste os índices ficarão mais altos, em torno de 45%.

Frente fria com chuva

Segundo informações do Cemtec/MS, entre os dias 16 e 17, deste mês, uma frente fria chega no noroeste de Mato Grosso do Sul trazendo severidade no tempo, com chuva forte na região oeste e sul.

De acordo com a previsão do Cemtec/MS, no dia 18 (quarta-feira) as temperaturas caem em MS. Uma nova massa de ar polar invade o Estado e as temperaturas ficarão abaixo de 12°C na região centro-sul.

Muito calor

O Cemtec/MS também informa que a cidade de Bela Vista, na última quarta-feira (11), foi a recordista do calor, 38,7°C. O município também foi o recordista do frio, no mês de agosto deste ano, em que registrou temperatura de -2,5°C.

Já o município de Maracaju registrou ontem (12), pela manhã, a menor temperatura, 12,4ºC. A meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga, avisa que a maioria das cidades de Mato Grosso do Sul estão em estado de alerta em relação à umidade relativa do ar.

Umidade Relativa do Ar Mínima

Acima de 40% é considerado Normal; entre 40% e 30% é considerado estado de Observação; entre 29% e 20% é considerado estado de Atenção; entre 19% e 12% - estado de Alerta; abaixo de 12% - estado de Emergência.

Confira as informações sobre o tempo no site: www.agraer.ms.gov.br/cemtec .