Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Julho de 2024

Sidrolandia

Mulher da Geórgia comemora seu 130o aniversário

Vizinhos e autoridades locais se reuniram na casa onde ela vive com seu filho Mikheil e vários netos.

REUTERS

09 de Julho de 2010 - 14:55

Antisa Khvichava gasta a maior parte de seu tempo na cama, mas ela levantou na quinta-feira para cumprimentar os convidados para uma festa de seu 130o aniversário, segundo familiares e documentos oficiais.

"Me sinto um pouco fraca, mas eu não quero ficar na cama", disse Khvichava, com seus olhos brilhando ao falar com os visitantes que vieram à sua modesta casa localizada em um vilarejo remoto nas montanhas georgianas.

Vizinhos e autoridades locais se reuniram na casa onde ela vive com seu filho Mikheil e vários netos.

"Eu desejo tudo de bom para minha mãe. Minha mãe será minha mãe, mesmo se ela tiver 300 anos de idade", disse Mikheil.

Ainda não. Mas diversos documentos, incluindo seu passaporte do período soviético, seu registro de aposentadoria e anotações e arquivos, indicam que ela nasceu em 8 de julho de 1880.

Uma mulher japonesa que era a pessoa mais velha do mundo morreu uma semana antes de seu 115o aniversário em maio, segundo o livro Guinness dos recordes mundiais.

Isso fez com que Eugenie Blanchard, nascida na ilha caribenha de Guadalupe em 16 de fevereiro de 1896, se tornasse a pessoa mais velha do mundo, segundo o Grupo de Pesquisa em Gerontologia que mantém registros das pessoas mais velhas.

O marido de Khvichava morreu em 1949 e um filho mais velho também já faleceu, mas Antisa tem 10 netos, 11 bisnetos e um número de tataranetos que até confunde os membros da família.

Khvichava, que parou de estudar na quarta série, passou sua vida plantando chá, milho e vegetais e cuidando do gado.

"Eu sempre trabalhei, cultivei meu terreno. Meu marido morreu e eu tentei criar meus filhos da melhor forma que pude", disse ela.

Então, na quinta tentativa, ela soprou as velas de seu enorme bolo de aniversário -- três velas formando "130".