Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Julho de 2024

Sidrolandia

Mundo Amigo da Criança é tema da Semana da Amamentação

A maternidade vai cumprir uma vasta programação a partir do dia 3 de agosto, com a abertura da Semana da Amamentação do auditório da Escola Fazendária.

45 graus

30 de Julho de 2010 - 17:00

 “Por um Mundo Amigo da Criança” é o tema da Semana Mundial de Amamentação 2010, que em Teresina começa oficialmente no dia 3 de agosto, tendo como principal objetivo a difusão do cumprimento dos dez passos do aleitamento materno. As quatro maternidades da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, têm programações específicas que vão até o dia 20 de agosto./>

A importância do aleitamento tanto para o bebê como para as maternidades que ostentam o título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), será ressaltada durante toda a programação, com caminhadas, panfletagem e palestras sobre os dez passos do aleitamento.

Na Maternidade Municipal Wall Ferraz (zona Sudeste), por exemplo, agentes de saúde do bairro Dirceu Arcoverde já participaram de palestra, durante esta semana, sobre a importância da observância, no dia a dia de suas atividades, sobre os passos do aleitamento materno e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Também foram abordadas emoções e motivação no trabalho em palestra conduzida pela psicóloga Thálita Brito.

A maternidade vai cumprir uma vasta programação a partir do dia 3 de agosto, com a abertura da Semana da Amamentação do auditório da Escola Fazendária. Haverá, no dia 5, gincana com os agentes de saúde e funcionários da maternidade, e no dia 6, uma grande caminhada pelo bairro Dirceu Arcoverde até o terminal do metrô, seguindo até o Shopping da Cidade, no centro, onde ocorrerá a distribuição de folhetos. A caminhada contará com a participação dos agentes de saúde, profissionais de saúde da maternidade, escoteiros e comunidades.

Importância da Amamentação será tema de palestra, no dia 17 de agosto, na abertura da Semana de Incentivo ao Aleitamento da Maternidade do Buenos Aires e da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro, zona Norte. Dinâmicas, depoimentos e troca de experiências serão discutidos na ocasião, com a participação das ESFs da região, que abrange os centros de saúde Adelino Matos (São Francisco), Memorare, Água Mineral, Buenos Aires, maternidade, além de acadêmicos de enfermagem e de nutrição.

Nos dias 18 e 19, será realizada uma coleta de frascos vazios para armazenamento do leite materno, além de identificação de mães doadoras nas ESFs e palestras sobre o tema. Os frascos serão recebidos em cada posto de saúde. Haverá, ainda, busca ativa de mães doadoras de leite. No dia 20, outra caminhada a favor da amamentação será realizada em várias ruas do Buenos Aires, terminando na praça da maternidade. As Maternidades do Satélite e do Promorar também dão destaque aos dez passos da amamentação.

Destacam-se entre os dez passos para o sucesso do aleitamento materno nas maternidades de Iniciativa Hospital Amigo da Criança: informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno; ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica; e não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas; além de incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.