Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Município de Jateí expõe artesanato na Casa do Artesão em Campo Grande

O grupo de Jateí denominado New Hope Crafts composto por seis artesões durante um mês estarão com suas variadas peças confeccionadas com fibra de milho a venda na exposição

Valéria Batista

27 de Setembro de 2014 - 09:00

Os artesãos do município de Jateí tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos na Casa do Artesão em Campo Grande, para comercialização. A Exposição Temporária Artesanato em Fibras Naturais que contou também com a participação do município de Taquarussu é fruto do projeto Artesania, desenvolvido pela Fundação de Cultura em parceria com as administrações municipais e cujo objetivo é a instalação de núcleos de produção artesanal de acordo com o potencial de cada cidade.

O grupo de Jateí denominado New Hope Crafts composto por seis artesões, tendo como líder a artesã Andréa Nogueira, durante um mês estarão com suas variadas peças confeccionadas com fibra de milho a venda na exposição, como colares, bolsas, mandalas, enfeites, porta guardanapos, quadros e cestas. O município compreende na fibra natural uma de suas principais expressões artesanais. A mistura da habilidade com a técnica resultou em produtos com um design moderno, repletos de vida e beleza.

Com a participação do gerente presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul Américo Calheiro, o encontro objetiva o resgate dos ofícios tradicionais, transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades, contribuindo para a inserção do artesanato sul-mato-grossense no mercado competitivo. Com isso se melhora a qualidade de vida dos artesãos e a cultura regional ganha destaque.

Recentemente os artesões participaram de um Curso de Artesanato com Palha de Milho, com isso tiveram a oportunidade de fazer brotar das fibras naturais um projeto de respeito à natureza, de inclusão social e geração de renda. E é esta arte que se faz presente na Casa do Artesão.

Em Jateí os artesões que confeccionaram lindas peças, conta com todo respaldo do prefeito Arilson Targino, através da Secretária de Educação Cultura, Esporte e Lazer Eleni Felipe, com sua equipe, o coordenador de cultura Emerson Moura e Superintendente Hellen Souza, na qual o grupo de Jateí foi convidado para a Exposição Natalina também em Campo Grande.