Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Municipio de Jateí realiza campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa” é um movimento reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama

Valéria Batista

03 de Outubro de 2013 - 14:10

Jateí aderiu ao movimento “Outubro Rosa” que tem como objetivo promover ações de prevenção e orientação sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A campanha teve inicio no distrito Nova Esperança, uma parceria entre a saúde municipal e escola estadual Joaquim Alfredo Soares Vianna, onde foram planejadas e executadas diversas ações, como palestras, concursos de redação, gincanas e dinâmicas envolvendo pais e alunos.

O movimento pela vida contou ainda com uma animada passeata reunindo diversas pessoas, entre elas trabalhados em saúde, população, professores, crianças e inclusive homens, com faixas, balões, camisa e laço rosa, percorrendo algumas ruas do distrito, no alerta sobre combate ao câncer de mama, com finalidade de despertar o interesse da população, para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim, a expectativa de cura.

A ação preventiva tem como responsável a coordenadora da saúde da mulher, enfermeira Karimi Aparecida Cavazzani com a voluntária a também enfermeira Cassilda Pereira, contando com total incentivo e respaldo da administração municipal do prefeito Arilson Targino através da Secretaria de Saúde gerenciada por Geberson Alves, e ainda parceria da diretora, Milca Gandine.

Como explica a enfermeira responsável Karimi à proposta é socializar as informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, envolvendo voluntários, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral. “O importante que todos apoiem esta ideia, lembrando que em breve estaremos realizando novas ações preventivas alusivas ao Outubro Rosa”.

“Outubro Rosa” é um movimento reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente esta sendo comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.