Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Município de Jateí realizou VI Conferência de Assistência Social

Durante a conferência houve apresentações com a banda musical tocando também o Hino Nacional e danças com as meninas do Centro de Convivência de crianças e adolescentes.

Valéria Batista

19 de Julho de 2013 - 09:39

O município de Jateí realizou no dia 17 de julho sua VI Conferência Municipal de Assistência Social (CONFEMAS), com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Realizada no centro do idoso com a participação de diversas pessoas entre conselheiros e usuários da Assistência Social, objetivando analisar, propor diretrizes com base na avaliação local para seus aperfeiçoamentos e em especial os avanços do SUAS.

A princípio houve a leitura do regimento interno e na sequência a palestra magna com a Secretária de assistência social do município de Caarapó e coordenadora do Colegiado de Gestores da Grande Dourados Évinei Arce da Silva Oliveira, que falou sobre o tema principal da conferência, enfatizando os seis eixos específicos: O Cofinanciamento obrigatório da Ass. Social; Gestão do SUAS Vigilância socioassistencial , processo de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, programas e projetos; Gestão dos beneficiários no SUAS; e Regionalização.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Antonia Marcilia Lacerda em seu pronunciamento ressaltou que mesmo com grandes avanços é preciso desenvolver ações inovadoras, principalmente durante as conferências que necessitam da participação da população e áreas afins. “O Suas trouxe novos modelos da Política de direitos, abrindo espaços democráticos para discutir avanços, novos caminhos e prevenção que favorece melhorias de trabalhos fortalecendo os direitos suprindo todos os anseios”.

Como explica a Secretária de Assistência Social de Jateí Mafalda Maria Targino para melhor aproveitar e bom desenvolvimento dos trabalhos, a VI Confemas foi realizada em duas etapas. A primeira com a pré-conferência que aconteceu no dia 16 de julho que divididos por eixos foram debatidas e aprovadas 37 propostas pré-elaboradas, apresentadas durante a Conferência, que serão encaminhadas as autoridades competentes, e apresentadas na conferência Estadual e consequentemente Federal.

Participaram do evento o prefeito Arilson Targino, vice-prefeito João Dias, presidenta do Legislativo Rose Mônica e os vereadores Armando de Souza e José Pereira, Secretários Municipais e demais autoridades locais.

Ao término foram eleitos os delegados divididos em duas esferas, governamental Antonia Marcilia (titular) e Nilza Alves (suplente), e civil Vânia (titular) e Erodice Vieira (suplente), que representarão Jateí durante a Conferência Estadual, levando as propostas do município. Durante a conferência houve belíssimas apresentações com a banda musical tocando também o Hino Nacional e danças com as meninas do Centro de Convivência de crianças e adolescentes Peti.