Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Município de Paranhos completa 28 anos nesta terça-feira

Atualmente, as principais atividades produtivas da cidade são a pecuária de corte e leiteira, agricultura - culturas de mandioca, milho, soja e extração de erva-mate.

Correio do Estado

17 de Novembro de 2015 - 09:53

Paranhos, distante 477 km de Campo Grande, completa nesta terça-feira (17), 28 anos de emancipação política. Conheça a história do município:

A cidade surgiu em um campo que possuía duas vertentes formadoras de dois pequenos rios. Neste local, construíram grandes depósitos de erva-mate, planta nativa da região e explorada pelos índios e paraguaios. A partir de 1910, a localidade passa a receber migrantes de vários estados. Com o surgimento da empresa Mate Laranjeira, iniciou-se o progresso na região.

No início da década de 40, definiu-se a fronteira Brasil-Paraguai e a cidade passou a chamar-se Paranhos, em homenagem ao ilústre diplomata de fronteiras José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco.
Em 1958, torna-se Distrito e no dia 17 de novembro de 1987, através da Lei Nº. 777, Paranhos foi elevado a Município, desmembrando-se do município de Amambaí.

Atualmente, as principais atividades produtivas da cidade são a pecuária de corte e leiteira, agricultura - culturas de mandioca, milho, soja e extração de erva-mate. No setor industrial, as carvoarias e movelarias são ponto forte.

A prefeitura não informou qual a programação em comemoração ao aniversário da cidade.