Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Na cidade de Paranhos os agricultores familiares começaram a receber calcário

Com as parcerias os produtores pagarão cerca de R$ 43,00 (quarenta e três reais) pela tonelada do produto descarregado em seus assentamentos.

Jaime Mel

24 de Agosto de 2015 - 09:13

Desde o início da semana passada está sendo feito uma mobilização com os proprietários de sítios nos assentamentos de Paranhos MS, para que os mesmos possam ter calcário que é necessário para corrigir a acidez dos solos e consequentemente melhorar tanto a agricultura familiar quanto às pastagens daqueles que estão dentro do programa leite forte.

Nesta primeira etapa, através de uma parceria entre a prefeitura e alguns proprietários e empresários, os pequenos produtores estão recebendo 75 toneladas por assentamento, sendo que a prefeitura através da Secretaria de agricultura está viabilizando o transporte do produto e assim acaba chegando com um preço mais baixo ao produtor, pois um dos fatores que incide no valor é o frete.

“O calcário beneficia todos os produtores, seja eles na área leiteira ou da agricultura familiar, pois todos dependem de um bom solo e o calcário serve para isso, porém é muito custoso a sua aquisição, pensando assim o prefeito Júlio fez questão de firmar esta parceria e viabilizar o transporte para os produtores, temos uma carreta e um caminhão trazendo o calcário da região de Bela Vista MS aproximadamente uns 350 km de Paranhos”, disse Paulo Miguel secretário de agricultura do município.

No assentamento Cabeceira do Rio Iguatemi, o material foi recebido pela presidente da Associação da Agricultura Familiar daquela comunidade, Neuza Barros e na oportunidade estiveram acompanhando esse trabalho o secretário de agricultura e alguns proprietários de lotes.

“As pessoas já nos procuraram e já compraram o calcário que será utilizado pelos assentados de acordo com a análise de solo de cada lote, temos que destacar e agradecer o prefeito Júlio por ter nos ajudado com o transporte do material ”, afirmou Neuza.

Na manhã da sexta-feira (21) o prefeito Júlio Cesar de Souza (PDT) acompanhado pelo vereador Coruja (PMDB), pelo presidente da associação do assentamento São José do Jatobá, Antonio Hernasck, pelo presidente do CMDR Antenor, pelo secretário de agricultura Paulo Miguel e por outros proprietários estiveram presente no descarregamento de 54 toneladas que aconteceu no lote do Oswaldo.

Na cidade de Paranhos os agricultores familiares começaram a receber calcário


“É muito importante para nós ter o calcário aqui e principalmente pagando um preço mais em conta, agradecemos a prefeitura, o prefeito Júlio que vem mantendo um trabalho constante buscando auxiliar cada família do assentamento”, disse Ezequiel.

Com as parcerias os produtores pagarão cerca de R$ 43,00 (quarenta e três reais) pela tonelada do produto descarregado em seus assentamentos.