Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Não acredito em "ruptura institucional", diz Dilma sobre impeachment

Presidente foi questionada por jornalista sobre risco de impeachment. Dilma deu declaração à imprensa ao lado do primeiro-ministro sueco.

G1

19 de Outubro de 2015 - 10:05

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (19), em declaração à imprensa ao lado do primeiro-ministro sueco Stefan Löven, em Estocolmo, que não acredita em processo de ruptura institucional no Brasil. A frase foi dita por Dilma após a presidente ser questionada, por uma jornalista sueca, sobre os riscos de um eventual impeachment.

“Sobre a questão política, te asseguro que o Brasil está em busca de uma estabilidade política e não acreditamos que haja qualquer processo de ruptura institucional. Nós somos uma democracia e temos tanto um Legislativo, quanto um Executivo e um Judiciário independentes e que funcionam em autonomia e harmonia. Não acreditamos que haja nenhum risco de crise política mais acentuada”, afirmou a presidente.

A Suécia é a primeira parada de Dilma na viagem oficial à Escandinávia. Ao longo do dia, ela cumpre compromissos em Estocolmo, como uma reunião com a prefeita da cidade, e depois em Linköping, onde visitará a Saab, empresa fabricante dos caças Gripen, comprados pelo Brasil. À noite, ela vai para Helsinque, capital da Finlândia.

A oposição ao governo apresentou no Congresso pedidos de impeachment da presidente. Até agora, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-Rj), responsável por autorizar uma abertura de processo, arquivou todos. Na quinta-feira (15), os juristas Miguel Reale Jr. e Helio Bicudo, além de parlamentares da oposição, registraram em cartório um novo pedido de saída da presidente. Eles alegam irregularidades na gestão das contas do governo.