Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Naviraí recebe 3 salas de aula móveis do Senai Educa e abre 141 vagas gratuitas

Nas três unidades estão sendo oferecidos os cursos de auxiliar administrativo, operador de tratamento de água e efluentes e operador de computador

Daniel Pedra/Assessoria

19 de Setembro de 2013 - 08:37

O SENAI Educa, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, iniciou na terça-feira (17/09) em Naviraí os cursos gratuitos de auxiliar administrativo, operador de tratamento de água e efluentes e operador de computador, que estão sendo oferecidos em 3 salas de aula móveis de um total de 80 adquiridas pelo Sistema Fiems para ampliar o acesso aos 269 cursos gratuitos de qualificação profissional disponibilizados em 46 município, totalizando 67.602 vagas. Trata-se da 2ª cidade a receber esses novos ambientes de qualificação, enquanto a 1ª foi Eldorado, onde o SENAI iniciou o curso de solda industrial na segunda-feira (16/09)

Segundo a gerente do CetecSenai Naviraí, Sandra Denega, as 3 salas de aula móveis estão montadas no pátio da Biblioteca Municipal, localizada no centro da cidade, onde os cursos são realizados nos períodos matutino, vespertino e noturno. “Ao todo são 141 vagas, das quais 26 para o curso de auxiliar administrativo, 40 para o curso de operador de tratamento de água e efluentes e 75 para o curso de operador de computador. Com a instalação desses novos ambientes de qualificação, esperamos conseguir atender a grande demanda por formação profissional existente no município, pois a estrutura fixa do Senai de Naviraí já estava saturada”, explicou.

Beneficiados

Para Vaniel Alves de Araújo, 16 anos, que realiza o curso gratuito de operador de computador, os cursos oferecidos pelo Senai aumentam a autoestima das pessoas e as motivam a buscar o primeiro emprego. “É a ferramenta principal para o início de uma carreira. Realizo meu primeiro curso no Senai, mas pretendo fazer outros, pois quero aproveitar essa oportunidade que o Senai me ofereceu”, revelou.

Já a aluna Jaqueline Rocha dos Santos, 22 anos, que faz o curso gratuito de operador de tratamento de água e efluentes, também elogia a estrutura disponibilizada pelo Senai por meio das salas de aula móveis para o oferecimento de cursos profissionalizantes. “O mercado de trabalho está bem exigente, mas os cursos oferecidos gratuitamente pelo Senai abrem novos horizontes com várias opções. Eu quero agora conseguir ingressar no mercado e trabalho. Tenho a convicção que sairei daqui sabendo o que fazer”, garantiu.

Estrutura

Dos 80 containers salas de aula adquiridos para o Senai Educa, 21 têm capacidade para 40 alunos cada, enquanto 14 podem receber até 20 alunos cada, 5 vão servir de laboratórios de informática com capacidade para 16 alunos cada, outros 10 containers são multifuncionais, servindo tanto para sala de aula, quanto para laboratório, e os 30 restantes são almoxarifados. “Por meio dessa nossa nova ferramenta de qualificação, vamos criar uma base regional de mão de obra capacitada e esse estoque de profissionais vai suprir as necessidades das indústrias instaladas no Estado”, declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Ele também destacou que os containers também vão reforçar a oferta de cursos de formação profissional do Senai nos bairros de Campo Grande onde é executada um ação em conjunto com as Associações de Moradores desde 2011. “Agora vamos melhorar as condições para o aprendizado, porque os containers são climatizados, têm acústico adequado e contam com toda a estrutura de uma sala de aula moderna”, esclareceu, completando que para a Capital foram disponibilizados 24 salas de aula móveis, 4 para cada uma das regiões Imbirussu, Lagoa, Segredo, Prosa, Bandeira e Anhanduizinho.

Para este ano, o Senai Educa ofertou 67.602 vagas e, até julho deste ano, 44.115 delas já foram preenchidas, ou seja, 65,25%, restando ainda 23.487 vagas distribuídas pelas cidades de Água Clara, Amambai, Anastácio, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Inocência, Ivinhema, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.