Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Nova Andradina oferece 4 cursos gratuitos em salas de aula móveis do Senai Educa

Ao todo são 97 vagas nos cursos gratuitos de auxiliar administrativo, eletricista de automóveis, mecânico de máquinas agrícolas e operador de computador

Daniel Pedra/Assessoria

01 de Outubro de 2013 - 12:05

O Senai Educa, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, iniciou, ontem à noite (30/09), em Nova Andradina os cursos gratuitos de auxiliar administrativo, eletricista de automóveis, mecânico de máquinas agrícolas e operador de computador, que estão sendo oferecidos em 3 salas de aula móveis de um total de 92 adquiridas pelo Sistema Fiems para ampliar o acesso aos 269 cursos gratuitos de qualificação profissional disponibilizados em 46 município, totalizando 67.602 vagas. Trata-se da 6ª cidade a receber esses novos ambientes de qualificação, enquanto a 1ª foi Eldorado, a 2ª foi Naviraí, a 3ª Brasilândia, a 4ª Bataguassu e a 5ª Coxim.

Segundo a gerente do CetecSenai Naviraí, Sandra Denega, as 3 salas de aula móveis estão montadas em área localizada na Avenida Eurico Soares de Andrade, no centro da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário Municipal. “Os cursos são oferecidos nos três períodos, matutino, vespertino e noturnto. Ao todo são 97 vagas, das quais 45 para operador de computador, 22 para auxiliar administrativo, 15 para mecânico de máquinas agrícolas e 15 para eletricista de automóveis”, informou, completando que, com a instalação desses novos ambientes de qualificação, será possível atender a grande demanda por formação profissional existente no município.

Beneficiados

Para a aluna Claudinéia Aparecida Fernandes Lima, fazer um curso do Senai é uma certeza para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, que a cada dia busca pessoas mais qualificadas. “Essa é a chance de ocupar as melhores vagas, pois, independentemente do curso, o Senai sempre tem uma boa complementação curricular”, ressaltou, destacando que, apesar de ter filhos, isso em nada lhe atrapalha. Já o aluno Marcos Régis Silvério reforça que, com certeza, um curso do Senai é uma porta de entrada no mercado de trabalho.

“Os cursos do Senai também servem para a manutenção das nossas carreiras. Essa qualificação, além de trazer conhecimento, vai gerar uma remuneração melhor. O Senai sempre procura auxiliar as pessoas na busca do conhecimento”, avaliou Marcos Silvério. A aluna Zilda Constantino de Souza destaca que fazer um curso do Senai é algo para enriquecer o seu currículo profissional. “Me sinto até mais útil na vida pessoal agora que estou iniciando um curso do Senai, pois estive fora da sala de aula há algum tempo e voltar para essa reciclagem tem sido ótimo”, pontuou.

Estrutura

Dos 92 containers salas de aula adquiridos para o Senai Educa, 28 têm capacidade para 40 alunos cada, enquanto 19 podem receber até 20 alunos cada, 5 vão servir de laboratórios de informática com capacidade para 16 alunos cada, outros 10 containers são multifuncionais, servindo tanto para sala de aula, quanto para laboratório, e os 30 restantes são almoxarifados. "Por meio dessa nossa nova ferramenta de qualificação, vamos criar uma base regional de mão de obra capacitada e esse estoque de profissionais vai suprir as necessidades das indústrias instaladas no Estado", declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Para este ano, o Senai Educa ofertou 67.602 vagas e, até julho deste ano, 44.115 delas já foram preenchidas, ou seja, 65,25%, restando ainda 23.487 vagas distribuídas pelas cidades de Água Clara, Amambai, Anastácio, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Inocência, Ivinhema, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.