Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Novo coordenador da Funai toma posse em Aquidauana

MS Notícias

24 de Fevereiro de 2011 - 16:34

O antigo sistema de chefia de postos da Funai estabelecidos nas aldeias já é coisa do passado. Mudanças nos procedimentos logísticos feitos pela direção nacional daquela fundação determinam que a partir de agora os chefes de postos passem a ser denominados de Coordenadores Locais o que tenham seus escritórios na sede dos municípios onde existem populações indígenas.

Em Aquidauana, esse procedimento já está em marcha com a posse do novo coordenador local, o antropólogo Celso Afonso Bickner, fato ocorrido nesta semana na sede da gerência municipal de Produção e Meio Ambiente. Uma parceria entre o governo do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) e a Funai regional estabelece que o município passe a oferecer local e estrutura para que o novo coordenador possa executar com sucesso seu trabalho junto às nove aldeias de Aquidauana e a de Anastácio.

A posse, transcorrida já em clima de reunião de trabalho, reuniu todos os caciques das aldeias Terena de Aquidauana e ainda da Aldeinha, de Anastácio.

Recebido pelos caciques e lideranças indígenas com mensagens de otimismo, Celso Bickner foi enfático ao afirmar que “embora tenha formação acadêmica sou um homem que, como vocês, tem origem no campo. Estamos dispostos a executar um trabalho em parceria, sendo essa a melhor forma de sucesso nessa nossa empreitada. Nossa política é a do ombro a ombro, todos trabalhando pelos mesmos objetivos. Não compactuamos com a política do grupo dividido, mas sim de um grupo unido pelos mesmos objetivos”, afirmou em sua fala.

A sede do escritório da Funai em Aquidauana será em um espaço junto à gerência de Produção. “Estamos empenhados em desenvolver junto às comunidades indígenas a política pública da gestão do prefeito Fauzi. O olhar especial do prefeito sobre as comunidades indígenas de Aquidauana já extrapolou as fronteiras de Aquidauana. Temos recebido constantemente elogios vindos de todas as regiões do Estado que possuem aldeias indígenas e todos destacam a política do prefeito Fauzi em relação à etnia Terena”, afirmou o gerente de Produção, Cipriano Mendes.

Em relação ao escritório da Funai na cidade, Cipriano enfatiza que é uma iniciativa que vai dar certo, tendo em vista o grau de comprometimento com a população Terena entre as partes envolvidas. “Vamos trabalhar em parceria com a Funai da forma mais harmoniosa possível”, afirmou.

Participaram do ato o coordenador regional da Funai, Edson Fagundes, o representante da Agraer, Claudionor Duarte, o assessor do governo municipal Jorge Cáceres, lideranças indígenas e convidados do governo municipal.