Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 12 de Julho de 2024

Sidrolandia

Novo sistema permite que municípios acessem resultados do Censo Suas

Para acessar o novo sistema, os gestores devem utilizar a mesma senha disponibilizada para consultas ao sistema SUASWeb

MDS

24 de Agosto de 2010 - 11:08

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) criou uma nova ferramenta para que gestores municipais e conselheiros de Assistência Social de todo Brasil possam acompanhar a evolução do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O comunicado da nova ferramenta foi feito na sexta-feira (20), em Brasília, durante o Encontro Nacional de Monitoramento do Sistema Único de Assistência Social 2010.

Para acessar o novo sistema, os gestores devem utilizar a mesma senha disponibilizada para consultas ao sistema SUASWeb. Antes, apenas estados tinham acesso aos dados do Censo Suas.

“Essa ferramenta possibilitará que o município mais longínquo possa fazer o balanço de suas próprias ações”, enfatizou a secretária de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Luziele Tapajós.

“É impossível fazer gestão sem informação. Fazer monitoramento não é um ato mecânico mas democratizar o conhecimento”, afirmou Maria Luiza.

Promovido pelo MDS, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), o Encontro Nacional de Monitoramento do Suas teve como objetivo debater os resultados dos censos de 2009 referentes aos Cras e Creas, assim como propor estratégias para melhoria das condições de funcionamento desses equipamentos públicos e serviços ofertados nas unidades, além de avaliar avanços e desafios no processo de monitoramento do Suas.