Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

ONG Ação Fome Zero diz que merenda escolar de Rio Brilhante é uma das melhores do País

No Estado de Mato Grosso do Sul apenas três municípios conseguiram ser selecionados para a fase final da premiação

Assessoria

22 de Setembro de 2012 - 09:19

De acordo com a Organização não Governamental) Ação Fome Zero, o município de Rio Brilhante tem uma das melhores merendas do Brasil. No último dia 27 de Agosto, a Secretaria Municipal de Educação recebeu um comunica que o município está entre os finalistas do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

De um total de 5.500 municípios brasileiros, Rio Brilhante foi selecionado entre os 46 municípios que tem a melhor refeição oferecida nas escolas.

No Estado de Mato Grosso do Sul apenas três municípios conseguiram ser selecionados para a fase final da premiação.

A seleção para a fase nacional foi obtida graças ao trabalho exemplar com a alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino - REME. Diversos fatores contribuíram para essa conquista. Elaboração de um cardápio de qualidade (Classificado como o melhor de toda região Centro-Oeste), qualidade dos alimentos, preparo e principalmente alimentos da região adquiridos diretamente da Agricultura Familiar.

Além disso, foram destacadas ações que somente são vistas no município de Rio Brilhante. Padaria Municipal que oferece diariamente cerca de mil pães para as unidades escolares, merenda escolar durante o período das férias escolares (Ação que foi reconhecida como pioneira no Brasil), por que contribui para melhorar a nutrição e saúde das crianças atendidas.

A Representante Técnica da ONG Sineide Santos, fez questão de destacar a ótima aceitação dos alunos pela merenda oferecida pela REME. “Fiquei encantada pelo município de Rio Brilhante que oferece aos seus alunos, desde a creche, uma alimentação nutritiva, equilibrada e saudável”.

Sineide, ainda, parabenizou a merendeira do Centro Educação Municipal Criança Esperança I, Floripes Gomes Pedroso, pela dedicação e carinho que prepara a merenda dos alunos. “Esse carinho no preparo da merenda, é o principal ingrediente, que faz com que a merenda seja elogiada pelos anos”, destacou, Sineide.

“faço aquilo que gosto e é uma grande alegria quando vejo que as nossas crianças adoram se alimentar na escola e que repetem com gosto a cada prato oferecido”, finalizou Floripes.

O Secretário Municipal de Educação, Paulo Eduardo dos Santos Moraes, falou que a alimentação escolar das unidades da REME sempre teveram um cuidado especial da administração municipal. “Aluno bem alimentado é garantia de qualidade na aprendizagem”.

Paulo Moraes enfatizou ainda que esse destaque recebido pelo município não é mérito exclusivo de uma pessoa, mas fruto do trabalho coletivo. “Certamente esse belíssimo resultado obtido é graças à dedicação de todo pessoal envolvido com a alimentação escolar. Temos nutricionistas que têm todo cuidado na elaboração de um cardápio extremamente equilibrado, equipe que proporciona a entrega ágil dos alimentos e merendeiras que se esmeram em preparar as refeições com todo carinho. Não é possível destacar uma pessoa como responsável pela premiação, esse resultado é prova do trabalho em equipe que está sendo muito bem desenvolvido”.

O prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, foi instituído há 09 anos, é realizado pala organização Ação Fome Zero em parcerias com órgãos públicos e iniciativa privada. Entre os órgãos que apóiam a iniciativa está o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - parceiro na realização do Prêmio como membro da Comissão Julgadora, que também apóia a realização das visitas técnicas aos municípios assim como a realização da cerimônia de premiação.

O objetivo da ação é destacar prefeituras que realizam boas práticas na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a finalidade de divulgar os bons exemplos para que eles sirvam de modelos para outras cidades.