Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Operação da PF combate fraudes nos fundos de pensão municipais

A longo prazo, os prejuízos dessas aplicações poderiam comprometer o recebimento de aposentadorias pelos servidores que contribuíram com os fundos.

De Brasília

12 de Março de 2014 - 09:35

Prejuízos dessas aplicações poderiam comprometer o recebimento de aposentadorias pelos servidores que contribuíram com os fundos. A Polícia Federal deflagrou, na madrugada de ontem terça-feira (11), a Operação Funda Falsa, para desarticular uma organização criminosa que fraudou mais de 100 fundos de pensão de servidores municipais em todo o Brasil.

A longo prazo, os prejuízos dessas aplicações poderiam comprometer o recebimento de aposentadorias pelos servidores que contribuíram com os fundos. Foram cumpridos 7 mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão, em São Paulo e São José do Rio Preto. Cerca de 60 Policiais Federais participam da ação.

As investigações tiveram início em 2012, após uma série de auditorias do Ministério da Previdência constatar fraudes nas aplicações das contribuições dos servidores.

O grupo criminoso constituiu uma empresa de consultoria financeira que deveria indicar as melhores opções de investimento aos fundos de pensão. Ao invés disso, os investigados destinavam os recursos dos fundos a aplicações temerárias em troca de comissões ilícitas pagas por operadores do mercado financeiro.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta, fraude em licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, cujas penas variam de 1 a 12 anos de prisão.