Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Operação da PMA combate crimes ambientais nos municípios de fronteira

A operação envolve 48 policiais, seis viaturas e oito embarcações

Noticias MS

17 de Dezembro de 2010 - 13:27

A Policia Militar Ambiental (PMA) de Campo Grande, Jardim, Porto Murtinho, Bonito e Bela Vista iniciou ontem (16) uma operação de prevenção e combate aos crimes ambientais na região de fronteira, incluindo ao todo 12 municípios.  A operação envolve 48 policiais, seis viaturas e oito embarcações. A ação intensiva será finalizada à meia noite de domingo (19). 

Desde o início dos trabalhos os policiais já realizaram apreensão de pescado e autuação por incêndio em pastagem. Em Bela Vista foram apreendidas 600 lascas de aroeira ilegal. Um morador do assentamento Caracol, no município, foi autuado administrativamente e multado em R$ 600,00 por porte ilegal da madeira. O responsável  responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83, de 1991, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proíbe o corte de “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Mesmo em desmatamentos autorizados essas espécies não podem ser cortadas.

Em Jardim os policiais apreenderam esta madrugada no rio Miranda um motor de popa, cinco barcos de alumínio, cinco redes de pesca e 30 litros de combustível. Os pescadores conseguiram fugir ao avistarem de longe a fiscalização e abandonaram os objetos. O material apreendido foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil de Jardim para investigação.

Também foi apreendido ontem (16) em Bonito, uma motosserra sem documentação de porte e uso. O proprietário foi surpreendido extraindo madeira com o equipamento sem autorização legal e multado em R$ 1.000,00. O uso de motosserra ilegal também caracteriza crime ambiental. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção.