Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Pais e alunos dormem na fila em busca de vagas no Sidrônio

Neste ano o Sidrônio Antunes de Andrade ofereceu 400 vagas para novos alunos nos três turnos.

Flávio Paes/Região News

10 de Janeiro de 2013 - 08:28

Em torno de 80 pessoas, entre pais e alunos, pernoitaram de ontem para hoje  no pátio da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade.  Todos foram para a fila disputar 400 vagas distribuídas nos três turnos, 11 para o 7º e o 9º ano do ensino fundamental e as demais para o ensino médio. Quem passou à noite nos arredores da escola, mesmo da rua,  constatava um pequeno acampamento, com gente enrolada em cobertas, sentadas em cadeiras, jogando conversa fora, tomando café. 

Só ontem a direção da escola divulgou o número de vagas disponíveis, porque o prazo para a rematrícula dos alunos que estudavam na escola terminou nesta quarta-feira. Esta maratona por vagas no Sidrônio não deve ser repetir em 2014, quando será implantado a matrícula digital, que é feita on-line, sem a necessidade do aluno comparecer à escola para  se inscrever.

Os primeiros a chegar aos arredores da escola foram pais ou parentes de jovens interessados nas sete vagas disponíveis para o 7° ano e nas quatro do 9º ano.  Foi o caso de Gedisvaldo Benites, 33 anos, morador no Cascatinha que chegou no  início da tarde de ontem e assim conseguiu a ser o  quarto e último da fila dos interessados em vagas para o 9º ano.  Ele vai matricular sua filha Micaela Benites, que ano passado estudou na Escola Municipal Olinda Brito de Souza.

Outro que dormiu na fila foi Rodinei Alberot Resch, 58 anos, que fez o sacrifício para garantir uma das 45 vagas do 1º ano do ensino médio para a sobrinha Cintia, 14 anos, que depois de terminar o 9º na Escola Pedro Aleixo, precisa migrar para uma escola estadual.

Já dona Marli Santana Navarro, morador no São Bento, levou para irmã, Antônia, para lhe fazer companhia. Para se proteger do frio da madrugada  levou cobertor, abasteceu uma garrafa de café, além de pedaços de bolo para garantir a primeira refeição da manhã. Ela estava esperançosa de assegurar uma vaga para filha Tainará Santana no 1º ano do ensino médio. Em 2012, a jovem concluir o ensino fundamental na Escola Porfiria Lopes, onde curou o 9º ano.

Além do Sidrônio, o ensino médio na rede pública é oferecido em Sidrolândia na Escola Catarina de Abreu e no distrito de Quebra Coco, na Vespasiano Martins. A escola é mais concorrida porque tem a tradição de oferecer ensino de qualidade, imprimir uma gestão mais qualificada que impõe disciplina. No último ranking do Ministério da Educação referente ao desempenho dos alunos no ENEM, o Sidrônio com a média 518,77, ficou atrás do Vespasiano, que atingiu 551,42. 

Neste ano o Sidrônio Antunes de Andrade ofereceu 400 vagas para novos alunos nos três turnos. São 7 vagas para o 7º ano; não há vagas para o 8º ano e 4 no 9º ano. No ensino médio as vagas estão assim distribuídas:

Período matutino-

45 vagas no 1º ano –

40 vagas no 2º ano –

35 º vagas no 3º ano-

Período vespertino

100 vagas no 1º ano

25 vagas no 2º ano

40 vagas –no 3º ano

Período Noturno

40 vagas no 1° ano

45 vagas no 2° ano

40 vagas no 3º ano