Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

País tem 30% das instituições de ensino superior abaixo da média

O resultado final do Conceito Enade 2012 foi recebido pelas instituições de ensino superior a partir do dia 23 de setembro.

G1

07 de Outubro de 2013 - 13:00

Um índice de 30% das instituições de ensino superior que participaram do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2012 ficaram abaixo da média considerada aceitável no Conceito Enade, segundo divulgou o MEC (Ministério da Educação), nesta segunda-feira, em Brasília.

Apesar de divulgar a porcentagem, o ministério ainda não revelou o número total de instituições abaixo da média. (Correção: ao ser publicada às 11h50, esta reportagem afirmava que o índice de 30% se referia ao IGC (Índice Geral de Cursos).

Na verdade se trata do Conceito Enade, que avalia o desempenho na graduação e norteia a formação do IGC. A reportagem foi corrigida às 12h14).

Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.

Elas tiraram conceito 1 ou 2 como resultado final do Exame. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima. Conceito Enade é o principal índice na formação do indicador do IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês.

Entretanto, mesmo com o resultado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, considera que o ensino no país está evoluindo se comparados aos resultados do Enade de 2009, quando foi feita a avaliação dos mesmos cursos avaliados em 2012.

Ao todo, participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras.  Segundo o MEC, as notas individuais de cada instituição que participou do Enade 2012 estarão disponíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a partir das 17h desta segunda.

O resultado final do Conceito Enade 2012 foi recebido pelas instituições de ensino superior a partir do dia 23 de setembro. O Enade é uma prova aplicada pelo governo federal para verificar o aprendizado de estudantes de graduação, ingressantes e formandos de acordo com o conteúdo programático de cada curso.

Ainda, ele avalia a qualidade dos cursos e das instituições, sendo obrigatório para quem for selecionado e indispensável para a emissão do histórico escolar.  A nota individual do aluno não é divulgada, mas apenas a geral do curso. Cada curso é avaliado a cada três anos. O Enade foi realizado pela primeira vez em 2004.

No ano passado, os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro para avaliar os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

A prova teve 20,1% de abstenção em todo o país. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o exame teve a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, 587.351 estudantes estavam habilitados e inscritos.

Enade 2013

As provas do Enade 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro a partir das 13h (de Brasília). O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro.

Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.

O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.