Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 5 de Dezembro de 2021

Sidrolandia

Papa anuncia em setembro datas de canonização de João Paulo II e João XVIII

O processo de canonização segue as normas do Código de Direito Canônico da Igreja que define, por exemplo, que a veneração só é permitida aos já consagrados santos.

Agência Brasil

21 de Agosto de 2013 - 08:25

O papa Francisco vai anunciar em 30 de setembro as datas de canonização dos papas João Paulo II (1978-2005) e João XXIII (1958-1963). Ambos são beatos, última etapa, de acordo com a Igreja Católica Apostólica Romana, para o processo de canonização. O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, confirmou as informações. O cardeal elogiou os dois papas e destacou a atuação de ambos.

“Eu queria dizer uma coisa sobre essas duas figuras: João XXIII foi o grande profeta e criador do Conselho Consistório [do qual fazem parte os cardeais] e João Paulo II é o único que o colocou em prática e aperfeiçoou em todos os seus aspectos, inclusive na sua virtualidade. Eles são realmente dois pilares, não só da cultura cristã, mas também da santidade cristã”, disse Amato.

A canonização é um processo na Igreja Católica Apostólica que atribui o estatuto de santo àquele ou àquela que era beato (a). O processo é complexo, pois envolve uma série de aspectos e é conduzido pela Santa Sé, por intermédio de comissão específica cuja última palavra é do papa. Apenas ele tem a autoridade de conceder o estatuto de santo.

O processo de canonização segue as normas do Código de Direito Canônico da Igreja que define, por exemplo, que a veneração só é permitida aos já consagrados santos.