Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Paranhos conquista mais um trator equipado para a Agricultura Familiar

O Prefeito Júlio Cesar de Souza, o vereador Guto e o secretário municipal de Agricultura Paulo M. Rodrigues, estiveram em Navirai na solenidade de entrega dos maquinários

Jaime Mel

06 de Fevereiro de 2014 - 16:00

O governador André Puccinelli e o titular da Superintendência para o Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco), Cleber Ávila Ferreira, entregaram nesta terça-feira (4) em Naviraí as últimas sete patrulhas mecanizadas de um total de 28, fruto da parceria entre o Estado e o Governo Federal para atender a agricultura familiar, especialmente no Programa Leite Forte.

Além de Paranhos, as prefeituras de Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Itaquiraí, Juti e Taquarussu, também foram contempladas com a patrulha mecanizada formada por um trator, uma grade aradora e uma carreta, com o objetivo de melhorar as condições dos pequenos produtores em cidades que têm baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O Prefeito de Paranhos Júlio Cesar de Souza (PDT), o vereador Guto (PT) e o secretário municipal de Agricultura Paulo M. Rodrigues, estiveram em Navirai na solenidade de entrega dos maquinários:

“Essa patrulha vem contribuir positivamente no cotidiano de nossos produtores, no manejo de sua produção, além de elevar a renda desses trabalhadores, nossos sinceros agradecimentos aos governos federal e estadual e aos deputados que trabalharam na concretização desse importante projeto que hoje se consolida.” Comentou o prefeito Júlio.

O Governador André Puccinelli afirmou que o investimento conjunto de R$ 3,3 milhões (sendo cerca de 10% garantia de contrapartida do Estado) é resultado do empenho do governo e da bancada de Mato Grosso do Sul que, com os demais estados do Centro Oeste, lutaram pela volta da Sudeco.

“Voltamos a ter mais um instrumento de fomento do Centro-Oeste”, festejou o governador, lembrando que fora esse mais recente lote, as parcerias já garantiram mais de duas centenas desses equipamentos para pequenos agricultores. “Com essas patrulhas, completamos 260”.

A titular da Secretaria de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa, afirmou que os conjuntos são importantes para os municípios onde a agricultura familiar tem grande representatividade. “Agora estamos contratando os técnicos para o Programa Leite Forte. E em breve vamos entregar também ordenhadeiras, resfriadores e também os kits de irrigação”, informou. “Esse programa de irrigação como será feito é o primeiro no Brasil e precisamos fazer dar certo porque, se der, tem aí R$ 100 milhões para a irrigação no Centro-Oeste, que podemos utilizar para gerar renda nas nossas comunidades”.

O superintendente Cléber Ávila disse que o benefício para melhorar o manejo na produção é um instrumento de trabalho para o homem do campo que ajuda a elevar a renda desses trabalhadores. Para o superintendente, o governo federal e o Estado têm feito os investimentos porque este é um segmento essencial quando se fala em desenvolvimento. “Estamos levando tecnologia para a produção, com o governo federal, o Estado, a bancada de Mato Grosso do Sul. E temos que destacar aqui a facilidade e habilidade do governador Puccinelli em buscar recursos”, afirmou.