Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 10 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Parlamento Juvenil do Mercosul elege representante de MS

Os próprios estudantes do ensino médio de escolas públicas elegeram seus representantes

Campo Grande News

20 de Setembro de 2010 - 16:32

Foram escolhidos em Brasília os 27 adolescentes entre 14 e 17 anos que integrarão o Parlamento Juvenil do Mercosul. Flávio Piccoli Neto será o representante de Mato Grosso do Sul no parlamento como suplente e participará da primeira assembleia do Parlamento Juvenil está agendada para o dia 18 de outubro, em Montevidéu, Uruguai.

Os próprios estudantes do ensino médio de escolas públicas elegeram seus representantes. A seleção nacional foi conduzida pelo Ministério da Educação (MEC) com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.

O Parlamento Juvenil do Mercosul segue o modelo do Parlamento do Sul (Parlasul). Tanto a representação parlamentar quanto a juvenil tem 126 membros (18 por país), calendário de reuniões e agenda de debates coincidentes, entre outros pontos.

Portanto, dos 27 representantes do Brasil, 18 são titulares, com direito a voto, número igual aos representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela, e os outros 9 são suplentes. Todos os 27 jovens – um por unidade da Federação – participarão da primeira assembléia do Parlamento Juvenil do Mercosul.

Segundo o representante da Unicef na eleição, Mário Volpi, durante os três dias do encontro, gerou-se um verdadeiro exercício da democracia. “Os jovens se engajaram na discussão dos conteúdos propostos e avaliaram quem tem a capacidade de representar as questões do ensino médio brasileiro no Mercosul.”

De acordo com Volpi, algumas atitudes que reproduzem o processo político dos adultos, como a exibição exagerada, foram identificadas e combatidas pelos estudantes. “A escolha de muitos foi baseada em propostas, mas o tipo de abordagem dos candidatos também teve seu peso. Esse misto de tendências resultou em seriedade e o clima de oba-oba não prevaleceu. As contribuições foram contundentes.”

Confira aqui a lista dos estudantes escolhidos