Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Paulo Corrêa solicita avião para levar atendimento médico aos índios guatós, em Corumbá

O atendimento vai acontecer na segunda quinzena de novembro, próximo à Base Militar de Porto Índio

Assessoria

08 de Outubro de 2013 - 15:00

O deputado estadual Paulo Corrêa se reuniu na manhã de hoje com o Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Coronel Aviador Flávio Eduardo Mendonça Tarraf, ocasião em que entregou ofício solicitando que a Força Aérea disponibilize um avião para transporte de vinte profissionais de saúde que vão realizar atendimento médio na comunidade indígena Guató, em Corumbá.

O atendimento vai acontecer na segunda quinzena de novembro, próximo à Base Militar de Porto Índio e , segundo Paulo Corrêa, a solicitação de transporte aéreo foi feita pelo prefeito do município, Paulo Duarte (PT), ressaltando que o objetivo da ação é levar atendimento gratuito na área da saúde para os índios Guatós, que vivem isolados da região urbana do município.

“A comunidade Guató fica distante 350 quilômetros de Corumbá e essa distância dificulta muito o deslocamentos dos moradores e principalmente, o acesso ao atendimento médico. A pedido do prefeito Paulo Duarte, solicitei a disponibilidade deste avião da Força Aérea Brasileira para fazer o deslocamento dos médicos e de toda a equipe que vai trabalhar nesta ação de saúde. O Cel. Av. Mendonça prontamente me atendeu e afirmou que vai avaliar a possibilidade”, explicou Paulo Corrêa.

Os índigos guatós ocupam a Ilha Ínsua, às margens do Rio Paraguai, sendo que o acesso só é possível através de barco, em uma viagem que dura cerca de 36 horas, ou através de transporte aéreo.

A pedido do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, entreguei ofício na manhã de hoje ao Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Coronel Aviador Flávio Eduardo Mendonça Tarraf, solicitando disponibilização de um avião para transportar profissionais da saúde que vão realizar em novembro atendimento médico na comunidade indígena Guató, em Corumbá.