Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 7 de Maio de 2021

Sidrolandia

Pela primeira vez, MS sedia abertura nacional da colheita de soja

Evento será em Ponta Porã nos dias 25 e 26 de janeiro. Estado é o quinto maior produtor de soja do país.

G1 MS

09 de Janeiro de 2017 - 15:49

Mato Grosso do Sul vai sediar pela primeira vez o evento que marca a abertura em âmbito nacional da colheita da soja. Será nos dias 25 e 26 de janeiro, na fazenda Agropastoril Jotabasso, em Ponta Porã. A expectativa, segundo os organizadores é que 1,5 mil pessoas participem das atividades, entre produtores rurais, investidores, pesquisadores, técnicos, autoridades e profissionais do setor.

O estado é o quinto maior produtor de soja do país, atrás de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Neste ciclo, conforme previsão da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), a previsão é que sejam colhidas nas lavouras sul-mato-grossenses 7,8 milhões de toneladas da oleaginosa, com a produtividade atingindo as 51,5 sacas por hectare. Se confirmada, deve ser um novo recorde para o estado e um incremento de 2,44% frente o ciclo passado.

Na fazenda escolhida para sediar o evento são cultivadas 18,5 mil hectares com soja, para a produção de sementes. Na programação, estão previstas no primeiro dia de atividades uma série de palestras, como, por exemplo, a do agrônomo e pesquisador da Embrapa, Evaristo Eduardo de Miranda, que abordará o uso e a ocupação da terra no país e a sustentabilidade agrícola brasileira em comparação com outros players mundiais.

A abertura é promovida anualmente. A iniciativa é uma parceria da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS), Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Sistema Famasul), Aprosoja/MS e Canal Rural.

Inscrições

As inscrições para o evento são gratuitas. Para participar basta se inscrever no site do Projeto Soja Brasil. Clique aqui para acessar a página. Mais informações pelo telefone (67) 3320-6921 ou pelo e-mail: aprosojams@aprosojams.org.br.