Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Pequeno produtor do Eldorado perde plantação por falta de transporte

Sr. Antonio Ferreira informou que esta perdendo a colheita de melancia por não ter condições de transportar o produto

Marcos Tomé/Região News

29 de Dezembro de 2010 - 14:50

Pequeno produtor do Eldorado perde plantação por falta de transporte
Pequeno produtor do Eldorado perde planta - Foto: Marcos Tom

O Jornal Eletrônico Região News esteve na manhã desta quarta-feira (29) no Assentamento Eldorado, pertencente ao movimento Fetagri no lote 300 onde mora o pequeno produtor familiar, Antônio Ferreira de Almeida de 51 anos que produz na propriedade a cerca de 3 anos.

O motivo da visita de nossa reportagem foi para averiguar a informação de que produtores que vivem da agricultura familiar estariam perdendo suas produções por falta de transporte dos produtos até os centros consumidores, no caso, a sede do município de Sidrolândia.

Sr. Antônio Ferreira informou que esta perdendo a colheita de melancia por não ter condições de transportar o produto. “É lamentável ver o trabalho feito com tanto suor e dedicação se perder desta maneira”, comentou o pequeno produtor a reportagem.

O vereador Ilson Peres (PSDB) acompanhou nossa reportagem até o local e na tentativa de amenizar o prejuízo, entrou em contato com o empresário Gilmar Santi do supermercado Sidrolândia e Roberto Peru, do supermercado Super Vitor e relatou aos mesmos a situação do Sr. Antônio

De imediato ambos compraram cerca de 70 unidades do produto para revenderem em seus estabelecimentos. Questionado sobre como é feito o trabalho de escoamento da produção, Sr. Antônio informou que a Secretaria de Desenvolvimento Rural dispõe de um caminhão do tipo Baú, porém, com as mudanças no secretariado do atual governo, o mesmo não obteve êxito em sua solicitação.

Nossa reportagem levantou a informação do referido caminhão e constatamos o mesmo em um dos pátios do puder publico municipal. O referido veículo foi conseguido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA] e está sob a responsabilidade da secretaria de desenvolvimento rural que hoje está sob o comando do também Secretário de Esportes, Nilo Cervo.

Segundo informações, só um caminhão não consegue atender a demanda dos pequenos produtores e por esta razão, o mesmo foi destinado para atender o projeto PAES, antigo MANDALA, que incentiva a produção de hortaliças para a sobrevivência das famílias assentadas.

Sr. Antônio Ferreira informou ainda que plantou recentemente cerca de 8 mil pé de mandioca, abacaxi, amendoim, banana, milho e outros. “Às vezes somos taxados de pessoas que não produzem, está ai a maior prova de que nós estamos trabalhando na terra, o que nos falta é atenção e estrutura para comercializamos nossa produção”, lamentou.

.

Foto: Marcos Tomé/Região News

Sr. Antônio do lote 300

Ao finalizar a reportagem, Sr. Antônio fez um agradecimento especial ao vereador Peres e aos empresários que o ajudaram comprando parte de sua produção de melancia.