Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Julho de 2024

Sidrolandia

Perita criminal de MS participa do 2° Curso de Metrologia Forense e Qualidade

O evento começa hoje (30), será realizado no Auditório da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (RJ)

ASCOM SEJUSP

30 de Agosto de 2010 - 10:27

Buscando a implantação de sistema de qualidade nos laboratórios forenses, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), realiza a partir de hoje (30) no Rio de Janeiro o 2° Curso de Metrologia Forense e Qualidade - nível básico.

O curso conta com a participação de um perito para cada estado do Brasil. Mato Grosso do Sul está representado pela perita criminal Marianna Vicente de Melo. O evento começa hoje (30), será realizado no Auditório da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (RJ), e segue até o dia 3 de setembro.

Em setembro de 2009, o Ministério da Justiça (MJ) assinou o termo de cooperação técnica com o Inmetro, visando garantir maior exatidão e confiabilidade dos laudos de perícias criminais (de local de crime, de análises laboratoriais, de exames médico-legais, de identificação papiloscópica, etc), em decorrência da utilização de metrologia padronizada para todo o país e a certificação das unidades de perícia pelo Inmetro.

O acordo foca o aperfeiçoamento técnico, a utilização de tecnologias modernas de investigação criminal e a melhora da qualidade dos serviços forenses realizados pelos órgãos de perícias dos estados e do Distrito Federal.

No ano passado, na primeira edução do curso de Metrologia Forense e Qualidade, Mato Grosso do Sul foi representado pelo perito criminal Nelson Fermino Junior, integrante do Instituto de Análises Laboratoriais (Ialf) da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP), um dos braços da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no final do curso ele apresentou uma monografia sobre o tema, o projeto foi classificado entre os melhores obtendo reconhecimento do Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro).