Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Pesca nos rios do Pantanal está liberada a partir deste mês

Obrigatoriamente o pescador deve se dirigir a um posto da Polícia Militar Ambiental para lacrar e declarar seu pescado

Dourados Agora

03 de Março de 2011 - 16:20

Com o fim do período de defeso, vigente desde novembro do ano passado, a partir de agora, 1º de março de 2011, a pesca será liberada nos rios do estado de Mato Grosso do Sul.

Desde o inicio do mês de fevereiro, a pesca foi liberada parcialmente, na modalidade "pesque e solte" no rio Paraguai.

Porém, com o fim da proibição, a pesca para lazer e também profissionalmente estará autorizada.

Segundo o coordenador de campo da Ecoa, Jean Fernandes, apesar da liberação, existem algumas regras e também limites para a captura e transporte de pescado.

O pescador deverá estar munido da autorização ambiental para pesca desportiva juntamente com o selo turismo, que permite a captura e o transporte do pescado, desde que sejam obedecidos os tamanhos mínimos de captura, a cota e período de pesca.

“O limite estipulado é de 10 quilos, mais um exemplar de peixe e cinco piranhas por pescador amador, desde que atendam aos tamanhos mínimos estabelecidos para captura de cada espécie conforme a legislação vigente”, explica Jean Fernandes.

Obrigatoriamente o pescador deve se dirigir a um posto da Polícia Militar Ambiental para lacrar e declarar seu pescado, só então receberá uma guia de controle de pescado.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, após a fiscalização durante o período de defeso, os policiais puderam avaliar que a estratégia dos últimos anos, de destinar a fiscalização aos pontos críticos e com vigilância dos cardumes (cachoeiras e corredeiras), apresenta um resultado positivo.

O formulário de autorização está disponível nas agências do Banco do Brasil do estado e no site www.sema.ms.gov.br.(www.riosvivos.org.br)