Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Pianista cego visita MS para conhecer sons de aves do Cerrado e Pantanal

Juan Pablo Culasso, 28 anos, é uruguaio, mora no Brasil há vários anos. Passou pelo Rio de Janeiro e reside atualmente em Campinas.

Assessoria

18 de Fevereiro de 2014 - 15:00

O Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo traz hoje (18) a Campo Grande o birdwatcher e nature recordist, Juan Pablo Culasso. No fim da tarde, às 17h, ele se reúne com um grupo de observadores de aves para conhecer os pássaros e a paisagem da capital sul-mato-grossense no buritizal da Área de Proteção Ambiental Lageado, localizada próximo ao bairro Maria Aparecida Pedrossian. Os interessados em acompanhar a visita podem agendar pelo telefone 3045-5968 ou 9647-4167.

Juan Pablo Culasso, 28 anos, é uruguaio, mora no Brasil há vários anos. Passou pelo Rio de Janeiro e reside atualmente em Campinas. Ele é cego desde a infância, durante as aulas de piano começou associar os sons de pássaros às notas musicais. O trabalho resultou em pesquisas, cursos, gravações da natureza e no lançamento de um CD intitulado “Sons invisíveis”.

Recentemente ganhou o prêmio internacional “Supercérebros” por identificar 400 espécies de aves somente pelos sons. Juan é conhecido no Brasil pelo exemplo de auto superação e qualidade de vida que aprendeu a desfrutar e interagir com a natureza, de forma sustentável. Já deu entrevistas a diversos programas de TV como o Mais Você, Esquenta, Encontro com Fátima Bernardes, entre outros.

A agenda do birdwatcher e nature recordist no Mato Grosso do Sul começa hoje em Campo Grande. Dia 21 de fevereiro a equipe realiza gravações de sons das aves e paisagens do Parque Nacional das Emas, no município de Costa Rica. Nos dias 22 e 23, o profissional oferece uma oficina de Bioacustica de Aves do Cerrado no Parque. As inscrições podem ser realizadas no telefone 3045-5968.

O lançamento do disco “Sons invisíveis” ocorre em Campo Grande no dia 24 de fevereiro, às 19h, no Instituto de Sustentabilidade Arara Azul. A entrada do show será gratuita e o CD estará à venda por R$20,00. O evento é promovido pelo Instituto Mamede de Pesquisas Ambientais e Ecoturismo em parceria com o Instituto de Sustentabilidade Arara Azul.

Serviço: O Instituto de Sustentabilidade Arara Azul está localizado a rua Klaus Sthurk, 106, Jardim Mansur. Informações sobre o lançamento do CD pelos telefones 3322-1205 ou 3045-5968.