Sidrolandia
Planalto deverá vacinar animais com até 24 meses na etapa de novembro contra aftosa
Antes de 15 de outubro podem ser vacinados apenas os animais que forem participar de eventos, através de reforço
Notícias MS
06 de Outubro de 2012 - 09:19
A imunização dos bovídeos na Região de Fronteira do Estado, antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV), começaram dia 1º/10 obedecendo ao calendário de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Nesta segunda etapa todo o rebanho deverá ser vacinado na Região de Fronteira, cumprindo o período de 1º de outubro a 15 de novembro. Já no Planalto, apenas animais com até 24 meses devem receber a vacina contra aftosa, cumprindo o período de 1º a 30 de novembro. No Pantanal, para os optantes desta etapa, todo o rebanho deverá ser imunizado, entre os dias 1º de novembro e 15 de dezembro.
Estabelecida pela portaria nº 2.550, de 30 de maio de 2012, o calendário de vacinação contra febre aftosa para a etapa de novembro em Mato Grosso do Sul traz mudança. A nova medida, apenas para a região sanitária do Planalto, modifica a vacinação (que antes era de 100% do rebanho), e passa a ser de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A região do Pantanal e da Fronteira permanece com a vacinação de 100% do rebanho.
Confira o calendário Etapa Novembro em MS
Região Sanitária (Fronteira): de 1º de outubro a 15 de novembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando; de 1º de outubro a 30 de novembro deverá ser realizado o registro da vacinação na Iagro.
Região Sanitária (Planalto): de 1º a 30 de novembro, vacinação de todo rebanho bovino e bubalino com até 24 meses de idade; de 1º novembro a 15 de dezembro, período de registro da vacinação na Iagro;
Região Sanitária (Pantanal): de 1º de novembro a 15 de dezembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, nas propriedades optantes pela vacinação na etapa de novembro; no período de 1º de novembro a 30 de dezembro, realização do registro da vacinação na Iagro.
Transito
Com relação ao trânsito de animais na Região Sanitária de Fronteira, o produtor deve atentar para a instrução a seguir:
A realização de eventos (leilões, festa de laço, e outras aglomerações) pode ser autorizada em qualquer município da fronteira (ZAV) desde que obedecidas algumas normas:
Solicitação da Carta de Viabilidade em tempo hábil para o Serviço Oficial programar o atendimento.
Como a campanha de vacinação na fronteira começa oficialmente em 01/10/2012, os animais que forem participar de eventos nesta região e durante a etapa, obrigatoriamente deverão estar vacinados.
Observar os períodos de carência para o trânsito de animais após a vacinação, principalmente em relação aos primo vacinados.
Animais do Planalto que participarem de evento na fronteira neste período também deverão ser vacinados.
Animais comercializados em eventos na fronteira, durante a etapa de vacinação que forem destinados a propriedades que ainda não realizaram a vacinação, deverão ser revacinados no destino. Se a propriedade de destino já vacinou seus animais fica dispensada esta exigência.
As propriedades do Planalto poderão solicitar antecipação de vacinação a partir de 15 de outubro, pois a etapa no Planalto começa oficialmente em 1º de novembro, sendo que, deverão ser vacinados todos os animais da propriedade com até 24 meses de idade.
Antes de 15 de outubro podem ser vacinados apenas os animais que forem participar de eventos, através de reforço. A vacinação de reforço não tem validade para a campanha sendo que os animais deverão ser revacinados no destino. É de suma importância observar os períodos de carência. Se forem animais primo vacinados, o produtor deverá solicitar vacina de reforço, pois o sistema da Iagro só permite liberar o trânsito no 16º dia pós-vacinação.
Animais acima de 24 meses do Planalto que forem participar de tais eventos neste período deverão ser vacinados, mesmo que a campanha do Planalto seja para animais até 24 meses, uma vez que na fronteira, essa etapa de vacinação é para todo o rebanho (de mamando a caducando).
Para mais informações, o produtor pode procurar um escritório da Iagro em seu município ou entrar em contato pelo telefone (67) 3901-2726/2727.