Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Poeta Emanuel Marinho será empossado nesta terça na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

A Sessão Magna faz parte das comemorações de aniversário da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que completa 44 anos de fundação

Midiamax

27 de Outubro de 2015 - 13:57

Toma posse nesta terça-feira (27) o novo acadêmico da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), o poeta Emmanuel Marinho. O evento acontecerá, às 20 horas, no Teatro Municipal de Dourados (Avenida Presidente Vargas, sem número).

Além de outros acadêmicos, a Diretoria da ASL (nas pessoas do presidente Reginaldo Araújo, e secretário-geral da Academia, escritor Rubenio Marcelo) estará presente em Dourados para a sessão magna especial.

O novo imortal, que – conforme rito próprio – será saudado na ocasião pelo acadêmico Henrique de Medeiros, assumirá a Cadeira nº 33 da ASL, que possui como patrono o saudoso escritor Ovídeo Correia, e que teve Flora Thomé como antecessora.

Residente em Dourados, Emmanuel Marinho é formado em Psicologia e Artes Cênicas. Poeta, ator, diretor, educador e promotor cultural, é autor de vários livros publicados, dentre os quais: “Caixa das Delícias”, “Caixa de Poemas”, “Satilírico”, “Margem de Papel”, “Jardim das Violetras”, “Cantos da Terra”, e “Ópera 3”.Possui diversas premiações literoculturais, como “Prêmio Rubens Corrêa”, “Premio Funarte”, “Prêmio Marco Verde”, “Prêmio Marçal de Souza”. No corrente ano, foi agraciado – juntamente com outros – com distinção da ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e recebeu o título de “Guardião do Milênio”.

A Sessão Magna faz parte das comemorações de aniversário da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que completa 44 anos de fundação em 30/10/2015 (três dias após esta solenidade de posse).

ASL 44 anos – Fundada pelos escritores Ulisses Serra, José Couto Pontes e Germano Barros de Souza, no dia 30 de outubro de 1971, a atual ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) surgiu com o nome de Academia de Letras e História de Campo Grande.

A instalação oficial da Academia se deu na noite de 13 de outubro de 1972, em Campo Grande. Com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL, a ASL - a mais alta e representativa entidade literária de MS - mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da literatura, zelando e incentivando todas as derivações da cultura estadual e nacional. Possui seu site oficial na página:www.acletrasms.com.br.