Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Ponta Porã comemora aniversário de 101 anos nesta quinta-feira

Hoje o prefeito Ludimar Novais (PPS) lança às 9h o Pacote de Ações 2013 no Centro de Convenções, amanhã (19) às 14h será o APL (Arranjo Produtivo Local) de erva-mate.

Campo Grande News

18 de Julho de 2013 - 07:26

Conhecida como Princesinha dos Ervais, a cidade de Ponta Porã, que passou a ser chamada assim por causa das grandes plantações de erva mate, está em festa nesta quinta-feira (18). O município que tem cerca de 60 mil habitantes comemora 101 anos de fundação.

Para celebrar o aniversário serão três dias de comemoração. Hoje o prefeito Ludimar Novais (PPS) lança às 9h o Pacote de Ações 2013 no Centro de Convenções, amanhã (19) às 14h será o APL (Arranjo Produtivo Local) de erva-mate.

A festa continua no sábado (20) com o 1º Arraiá da Fronteira a partir das 18h no Parque dos Ervais. O bailão vai ficar por conta de Marlon Maciel e banda e show com Victor e Vinicius.

História - O município, que fica no Sudoeste do Estado, faz fronteira com Pedro Juan Caballero no Paraguai e está localizada sobre a Serra de Maracajú.  Hoje com dois distritos, Sanga Puitã e Cabeceira do Apa, Ponta Porã tem como símbolo uma cuia de chimarrão e outra de tereré, representando duas culturas, que se tornaram apenas uma.

Antes da Guerra do Paraguai, Ponta Porã era apenas uma região deserta no interior do Paraguai, onde morava uma tribo de índios, descendentes do povo Guarani. A região também era local de parada de carreteiros, que faziam o transporte da erva-mate.

Depois da guerra, Tomás de Laranjeiras explorava e industrializava a erva-mate em Ponta Porã e exportava para Argentina. Em 1892 começa chegar na região muitos migrantes gaúchos, que chegaram para viver da agropecuária. Em 1987 é criado o primeiro destacamento policial na região e, em 1900 Ponta Porã se torna distrito de Bela Vista.

Finalmente no dia 18 de julho de 1912 o município de Ponta Porã, que em guarani quer dizer ponta bonita, é criado pela lei nº 617.