Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

População de MS está entre a que mais bebe, fuma e come carne, aponta pesquisa do IBGE

Para os especialistas a mistura é uma bomba relógio, mas para os jovens é um hábito normal. “Bebo e fumo por lazer

Correio do Estado

11 de Dezembro de 2014 - 07:16

O sul-mato-grossense tem mostrado que gosta mesmo dos prazeres da vida. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado figura entre os primeiros do ranking do país a ter uma população que bebe exageradamente, fuma excessivamente e come muita carne gordurosa.

Para os especialistas a mistura é uma bomba relógio, mas para os jovens é um hábito normal. “Bebo e fumo por lazer. Não vou ao médico há muito tempo, porque estou me sentindo bem”, conta Pedro Miguel Dela Cruz Viégas, 25 anos que também adora apreciar o sabor de uma carne gorda. Ele faz parte do grupo de pessoas que costumam consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana. No Brasil a proporção foi de 24,0 e no Centro Oeste 24,5. Mato Grosso do Sul está liderando a região com 26,6.

O Estado é o terceiro do país com a maior proporção de pessoas com consumo abusivo de álcool em quatro ou mais dias, nos últimos 30 dias. Com 8,2, perde apenas para Pernambuco que registrou 8,5 e Bahia com 8,3.

Os jovens com 18 anos afirmam que fumam para desestressar, sempre associada à bebida alcoólica. “Comecei a beber por influência e quando bebo eu fumo. Tentei parar, mas se tornou um hábito”, conta Ane Carolina Duarte, 19 anos. 


População de MS está entre a que mais bebe, fuma e come carne, aponta pesquisa do IBGE