Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Portaria em MS endurece controle de brucelose a produtores de leite

Ao final de cada semestre, os laticínios deverão informar a lista de produtores fornecedores de leite. A portaria também estabelece um calendário de vacinação contra a doença.

G1 MS

16 de Agosto de 2013 - 15:55

O governo do estado publicou, nesta sexta-feira, em diário oficial, portaria que enrijece regras de controle de brucelose para produtores de leite em Mato Grosso do Sul. Um dos meios de transmissão da bactéria que provoca a doença de bovinos para humanos é a ingestão de leite que esteja contaminado.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) passará a informar aos laticínios em MS quais são os produtores que descumprem a vacinação de seus rebanhos contra a brucelose.

Pela portaria, laticínios instalados no estado ou que vieram a se instalar deverão promover coleta de amostras de leite na plataforma de recebimento do produto, semestralmente, e encaminhar ao Laboratório de Diagnóstico de Doenças de Animais e Análise de Alimentos (LADAN) para diagnóstico.

Ao final de cada semestre, os laticínios deverão informar a lista de produtores fornecedores de leite. A portaria também estabelece um calendário de vacinação contra a doença. Nos meses de maio e novembro, todas as fêmeas de três a oito meses devem ser vacinadas, obrigatoriamente. A publicação ainda traz a normatização de procedimentos de vacinação, trânsito de animais e critérios de atuação de médicos veterinários.