Sidrolandia
Portucel pode tornar MS líder em área reflorestada
A área florestal da Eldorado do Brasil, que já está em processo de instalação em MS, deverá chegar a 215 mil hectares de florestas plantadas
Painel Florestal
26 de Outubro de 2010 - 08:32
A expectativa com a instalação da Portucel Papel e Celulose em Mato Grosso do Sul é de pelo menos 900 mil hectares de florestas plantadas, quase o triplo da área atual, de cerca de 350 mil hectares reflorestados.
A área florestal da Eldorado do Brasil, que já está em processo de instalação em MS, deverá chegar a 215 mil hectares de florestas plantadas, além de mais 40 mil hectares que a empresa Florestal Brasil deverá plantar para completar a linha de produção da Eldorado, na projeção do site Painel Florestal.
O total pode fazer com que o Estado deixe a sétima colocação no Brasil e alcance São Paulo no ranking de reflorestamento, perdendo apenas para Minas Gerais. A região de Bataguassu promete virar o Vale da Celulose, com grandes empresas de papel e celulose instaladas as margens do Rio Paraná.
A Portucel é uma indústria portuguesa de papel e celulose, e já está buscando financiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para instalar uma fábrica em Mato Grosso do Sul.
A previsão é que a Portucel invista R$ 3 bilhões em sua nova planta e gere 15 mil empregos. A conclusão da unidade deverá ocorrer no segundo semestre de 2012 e produzirá 1,5 milhão toneladas/ano de celulose branqueada de eucalipto, e 220 MW de energia/ hora.