Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Julho de 2024

Sidrolandia

Prazo de inscrição para o Enem termina nesta sexta-feira

Munido dos documentos, o aluno deve preencher um formulário de informações básicas

A Tarde Online

09 de Julho de 2010 - 07:55

Prazo de inscrição para o Enem termina nesta sexta-feira
Provas acontecem entre 6 e 7 de novembro - Divulga

Últimos dias para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010: o prazo termina nesta sexta-feira. Para participar, o candidato deve acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (/>acesse aqui). As provas acontecem nos dias 6 e 7 de novembro.

Para iniciar o processo de inscrição, o candidato deve estar com o número do cadastro de pessoa física (CPF) e do documento de identidade (RG) em mãos. Não é permitido o uso do CPF dos pais ou de qualquer outra pessoa.

Munido dos documentos, o aluno deve preencher um formulário de informações básicas. Para concluir, deve responder ao questionário socioeconômico, que faz um levantamento da vida escolar do estudante até a conclusão do ensino médio.

Após seguir esses passos, os estudantes devem imprimir o boleto bancário com a taxa de R$ 35, que efetiva a participação no exame. Estão isentos de pagar este valor os estudantes da rede pública e os da rede privada que declararem carência. É importante acompanhar o andamento da inscrição por meio do site do Inep.

Muitos estudantes fazem o Enem com o intuito de ingressar em uma das universidades que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. O estudante Pablo Santana, 17, é um deles e vai fazer o Enem pela segunda vez. De acordo com ele, no ano passado, quando fez a prova, tinha apenas o objetivo de conhecer o novo sistema de avaliação adotado pelo Inep. “Fiz para não ter dificuldades na prova deste ano, quando é para valer”. />

O estudante pretende prestar vestibular para psicologia. A professora Jussara Bittencourt concorda que o Enem “é uma alternativa, já que as instituições têm usado o exame para a seleção”.

CPF para inscrição - A Justiça Federal do Rio decidiu que o CPF não é obrigatório para participar do Enem. A medida tem abrangência nacional. O Inep ainda não foi intimado. Em 2009, o órgão recorreu e ganhou.

Certificação para o ensino médio - Quem não cursou o ensino médio poderá fazer a prova do Enem. Segundo informações do Inep, o candidato que conseguir alcançar 400 pontos nas provas (de ciências naturais e humanas, matemática e linguagem) e 500 na redação receberá o certificado de conclusão deste nível.

Será a segunda vez que o Inep realiza esta certificação. Na Bahia, em 2009, foram emitidos 212 documentos de conclusão. A coordenadora de acompanhamento e avaliação da Secretaria da Educação da Bahia, Diana Pipolo, explica que, no ato da inscrição, o candidato deve indicar por qual instituição pretende obter o certificado.

Após se inscrever, o interessado deve ir a uma escola que tenha comissão permanente de avaliação (ver unidades no site da Secretaria de Educação da Bahia - acesse aqui), que enviará o pedido ao Inep.

Diana ressalta ainda que a oportunidade é válida, principalmente para os que não tiveram acesso ao ensino médio. “É a chance de viabilizar o ensino para as pessoas que foram obrigadas a parar de estudar”, afirma ela, dizendo que os documentos são emitidos pelas secretarias de Educação estaduais e municipais. Para conseguir a certificação, o candidato deve ter 18 anos completos até a prova