Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prazo para a escolha dos livros didáticos segue até dia 12 de agosto

As escolas receberam uma carta amarela do FNDE, registrada, com dados de usuário e senha de acesso ao sistema de escolha, no mês de julho

Notícias MS

07 de Agosto de 2013 - 15:35

A escolha dos livros do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), destinados aos alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, para o triênio de 2014 até 2016, será realizada até o dia 12 de agosto, de acordo com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

A escolha deverá ser realizada pela escola, com base nas orientações constantes no Guia de Livros Didáticos, que está disponível desde o dia 21 de junho, exclusivamente no portal FNDE. A direção da escola deverá designar um responsável para realizar o registro da escolha pela internet, em www.fnde.gov.br (Livro Didático - Escolha PNLD 2014).

As escolas receberam uma carta amarela do FNDE, registrada, com dados de usuário e senha de acesso ao sistema de escolha, no mês de julho. A direção da escola é responsável pela guarda e sigilo da senha. Também foi encaminhada carta contendo orientações para o registro da escolha do PNLD 2014.

Para que o processo de escolha seja realizado pela escola com autonomia e seja isento de interferências externas, o FNDE regulamentou as formas de divulgação dos livros no PNLD. Esse documento, intitulado de Normas e Condutas, está disponível no portal, em www.fnde.gov.br (Livro Didático – Legislação - 2007 - portaria nº 7 de 5/4/2007) e é de leitura imprescindível.

É importante ressaltar que, no período que vai da divulgação do Guia pelo FNDE até o final da temporada de escolha, os representantes dos editores ficam impedidos de acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes, e ficam proibidos de participar de eventos das escolas e secretarias destinados à realização das escolhas, cabendo aos dirigentes e professores denunciar as violações pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal www.fnde.gov.br no espaço reservado ao processo de escolha. Também não é permitido às escolas aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes.

O MEC e o FNDE não solicitam confirmação de dados de usuário e senha por e-mail ou telefone. As escolas devem cuidar para que esses dados fiquem seguros. Possíveis violações ao processo de escolha devem ser denunciadas pelos dirigentes e professores, pelo 0800 616161 ou pelo portal do FNDE.