Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Prazo para justificar ausência no 2° turno das eleições acaba hoje

O formulário é gratuito está disponível nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e pela internet, nos sites do TSE

Campo Grande News

29 de Dezembro de 2010 - 08:18

Termina nesta quinta-feira dia 30 de dezembro, prazo para que o eleitor que não votou e nem justificou a ausência no segundo turno das eleições apresente o Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito.

O formulário é gratuito está disponível nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e pela internet, nos sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

O prazo para quem estava no exterior no dia da eleição e não participou do segundo turno para presidente da República é de 30 dias após o retorno ao Brasil

É preciso informar, na justificativa, nome completo, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação. Ao formulário, deve ser apensada uma cópia de documento oficial que comprove a identidade.

Quem não apresentar a justificativa dentro do prazo, deverá pagar multa ou será impedido de obter passaporte ou carteira de identidade e de receber salários de função ou emprego público.

Também fica impedido de participar de concorrência pública ou administrativa, de obter alguns tipos de empréstimos e até de ser nomeado em concurso público e a não renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.