Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 3 de Outubro de 2024

Sidrolandia

PRE da Base de Sidrolândia salva criança de dois dias de vida na MS 060

No Hospital Regional à menina ficou aos cuidados da Médica plantonista, sendo informado posteriormente os policias da PRE que a criança passava bem

Franciane Trindade/Região News

04 de Outubro de 2012 - 07:48

Em patrulhamento e fiscalização na MS 060 km 400 no dia 02/10/12 as 19 h a os policias da PRE Base de Sidrolândia foi solicitada pelos componentes da ambulância do Hospital Municipal de Jardim, onde em contato com o motorista da ambulância o Srº Glaucinei Vasques da Rocha informou que a ambulância apresentou problemas mecânicos e que a mangueira do radiador tinha escapado.

A ambulância estava em deslocamento para o Hospital Regional de Campo Grande transportando uma criança de 02 dias de vida a menina ao nascer apresentou algumas complicações (obstrução nasal, ou seja, dificuldade de respirar, infecção interna generalizada), e por isso estava sendo transportada para o Hospital da capital, tendo como acompanhante a sua avó Maria Cecília da Rocha e como o veiculo não poderia seguir viagem à vida da recém-nascida corria grande perigo, pois o oxigênio que a criança estava recebendo via oral para viajar estava acabando e que necessitava de apoio de outro veículo urgente para fazer o deslocamento.

Diante do fato os policias acionou a Base PRE de Sidrolândia para que acionasse via telefone à ambulância do Hospital de Sidrolândia, onde recebeu a informação que a ambulância deslocaria, mas demoraria um pouco para chegar ao local do apoio. Sendo comunicado o fato a Técnica de Enfermagem Aretusa Maia que estava cuidando da criança e ao tomar conhecimento da situação, a Enfermeira informou  que o cilindro que estava com o oxigênio estava com defeito e tinha pouca carga, e que se o socorro demorasse a chegar, à criança poderia entrar em óbito no local.

A menina já estava ficando com o “rosto e lábios arroxeados” e que já apresentava dificuldade de respirar e os sinais vitais estavam fracos, correndo serio risco de perder a vida. Imediatamente os policiais entraram em contato com a Enfermeira e perguntou a mesma se o transporte poderia ser feito na viatura da PRE, sendo confirmada que sim, imediatamente foi colocada no banco de trás a criança na incubadora juntamente com o cilindro de oxigênio e seguiram para capital.

No trajeto foi verificado que o sistema via radio da VTR não conseguia copiar a canaleta do Corpo de Bombeiros de Campo Grande, onde foi solicitado apoio a VTR ROTAC 05 para que o mesmo fizesse uma ponte nos canais e acionasse o Corpo de Bombeiros e que se possível a VTR do BM deslocasse até a entrada da cidade de Campo Grande para prestar apoio, pois o oxigênio que supria a criança estava acabando.

Onde na entrada de Campo Grande a VTR do Corpo de Bombeiros prestou apoio fazendo os primeiros socorros na criança e logo após foi realizado o encaminhamento da mesma até o Hospital Regional, sendo que os policias PRE fez o balizamento com a VTR e a desobstrução das vias para que a criança e os Bombeiros chegassem com maior rapidez até o local pré- determinado. No Hospital Regional à menina ficou aos cuidados da Médica plantonista Cristina Florim, sendo informado posteriormente os policias da PRE que a criança passava bem e apresentava sinais de melhora no seu quadro clinico.