Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeito da palestra sobre “Administração Pública” para acadêmicos da Uniderp

Marcos Tomé/Região News

29 de Março de 2011 - 23:16

Prefeito da palestra sobre “Administração Pública” para acadêmicos da Uniderp
Prefeito da palestra sobre - Foto: Marcos Tom

O Prefeito do município de Sidrolândia, Daltro Fiuza [PMDB] de 61 anos, proferiu palestra para acadêmicos da Universidade ANHANGUERA/UNIDERP dos cursos a distância que são oferecidos no município através de parceria com a atual administração. Fiuza falou por cerca de 2 horas e no final, respondeu perguntas dos alunos.

Em sua explanação sobre Gestão Pública, Fiuza foi enfático ao relatar as transformações que o sistema administrativo vem sofrendo ao longo dos anos. Desde seu primeiro governo ocorrido em 1976, até os dias atuais, houve uma revolução na forma de gerir a coisa pública. Leis que limitam e obrigam o homem público a dividir a fatia dos recursos em áreas específicas como saúde e educação, foram criadas para garantir investimentos e os serviços à população.

Daltro explicou como funciona a máquina pública e deu detalhes de sua forma de governar. “Estou no quarto mandato e fui eleito o prefeito mais jovem da história do município, na época eu tinha apenas 26 anos e a população confiou a mim a responsabilidade de governar Sidrolândia”, afirma.

Seu mandato na época se encerraria em 1980, porém, devido a uma reforma política no país estendeu-se por mais 2 anos, sendo findado em 1982. No final da década de 80 assumiu novamente o poder e governou até 1993. Depois de passado tal gestão ficou um tempo fora da política e retornou em 2004 e atualmente exerce seu 4º mandato.

Sua história é de causar admiração nos meios políticos até porque, Fiuza é o único prefeito ainda na ativa da safra de políticos da década de 70. Ao contar sua história, em tom de brincadeira Daltro afirmou que com este mandato deverá encerrar sua carreira política de gestor público.

“Nunca fui candidato de mim mesmo, sempre foram os companheiros que incentivaram a minha participação na vida pública”, afirmou. Daltro brincou dizendo que além dos amigos que incentivam, tem também os adversários que às vezes ficam alfinetando por debaixo do tapete, fato que acaba por incentivar a participação ao cargo.

Descontraído e bastante a vontade, o prefeito relatou como é elaborado o Orçamento Geral do município e de quais fontes veem os recursos para investimentos no setor público. Sobre educação, Fiuza afirmou que sua maior bandeira é o programa de incentivo aos universitários onde são investidos mensalmente mais de 150 mil reais no ensino superior.

“Somos o único município do estado a garantir tal beneficio, essa atitude é grandioso, pois não existe obrigatoriedade da administração pública com tais investimentos, temos feito por conta da necessidade e por entender que investir em educação é investir no futuro das pessoas”, finalizou.

Ao finalizar sua fala o prefeito fez um resumo da situação da atual administração, dos investimentos no setor habitacional e dos recursos para infraestrutura urbana que serão liberados nos próximos dias em Brasília.