Sidrolandia
Prefeito decreta emergência por causa de estragos provocados pela chuva
A precipitação pluviométrica nos dias 2 e 3 de julho chegou a 200 milímetros, volume superior ao que era esperado para todo o mês.
Campo Grande News
17 de Julho de 2015 - 14:13
O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB) decretou situação de emergência no município de Itaquiraí, por causa dos estragos provocados pelas chuvas nas últimas semanas.
De acordo com a prefeitura, as chuvas torrenciais provocaram danos em toda a área do município, principalmente em estradas rurais, atingindo travessões mestres dos assentamentos. Também foram atingidas ruas do perímetro urbano, onde a enxurrada abriu crateras e deixaram trechos intransitáveis.
A precipitação pluviométrica nos dias 2 e 3 de julho chegou a 200 milímetros, volume superior ao que era esperado para todo o mês. Conforme a prefeitura, nas semanas seguintes a chuva continuou com muita intensidade, agravando ainda mais os estragos. Foram 320 milímetros em 14 dias.
Espera apoio imediato A precipitação pluviométrica continuou aumentando em Itaquiraí, trazendo prejuízos materiais e financeiros aos moradores das áreas urbana e rural, bem como à prefeitura com a ocorrência de erosões em vias públicas, queda de postes de iluminação pública, rompimento de redes de água potável e rompimento de galerias de águas pluviais. Tudo isso justifica o decreto que assinamos, para receber de imediato apoio do governo do Estado, afirmou o prefeito.
Bairros mais afetados - Levantamento feito pela Secretaria de Obras mostra que os bairros mais afetados foram o Nova Era, Nova Esperança I e II, Distrito Industrial I e II e o Jardim Monte Castelo. Na zona rural, a chuva provocou estragos principalmente nos assentamentos Sul Bonito, Indaiá, Tamakavi, Aliança, Santa Rosa, Guassu, Complexo Santo Antônio, Lua Branca, Boa Sorte e Porto Santo Antônio.
Estamos mobilizando todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil de Itaquiraí nas ações de resposta ao desastre natural, visando a reabilitação do cenário destruído, sobretudo a reconstrução e restabelecimento da normalidade do tráfego de pessoas e veículos, afirmou o secretário de Obras José Carlos Loro.
Nesta sexta, a prefeitura faz novo levantamento, com registro fotográfico e anotações das áreas mais críticas, para incluir na documentação comprovando a situação de emergência em Itaquirai.