Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeito e Secretário Rural participam de evento estadual do Leite Forte no auditório Rubens Gil de Camilo

O produtor Rodolfo Savala, do assentamento Santa Lúcia, conta que a produção de 30 litros por dia é revertida para a manutenção do ciclo produtivo

Assessoria de Imprensa

25 de Novembro de 2014 - 17:08


Na manhã desta segunda feira “24”, o Prefeito Ari Basso, acompanhado pelo Secretário de desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Cezar Pereira de Queiroz, participaram de reunião com o Governador André Puccinelli, e com representantes de toda a Cadeia Produtiva do Leite do estado.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Paulo Engel, anunciou os últimos números do programa Leite Forte. Segundo ele, o Estado tem 50 mil produtores de leite. Um dos desafios da produção leiteira, segundo Paulo Engel, é conseguir industrializar o leite no Estado. “Hoje, exportamos o leite in natura para outros estados e importamos o produto com valor agregado”, finalizou.

O produtor Rodolfo Savala, do assentamento Santa Lúcia, conta que a produção de 30 litros por dia é revertida para a manutenção do ciclo produtivo. “Só para comprar o sal e a vacina para o gado”, explica. Segundo ele, o aumento da produtividade depende agora de uma adubação na terra, como forma de fazer crescer pasto. O Leite Forte foi lançado em 2012, investindo em equipamentos, kits de irrigação, veículos e capacitações técnicas.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Lorildo Stock,  apresentou uma palestra sobre as perspectivas do setor, apresentando resultados de estudos técnicos e projeções estimadas para o setor nos próximos anos.

Foi realizada uma entrega simbólica de tratores, resfriadouros de leite, carros, motos, vans e notebooks, que posteriormente serão disponibilizados aos técnicos do programa, que atende 70 dos 79 municípios do estado.