Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeito Júlio Cezar Recebe campeões de Xadrez do JEMS 2013

Os garotos de Paranhos com essa conquista se habilitam para representar Paranhos nos Jogos Escolares Brasileiros que acontece em Setembro em Natal RN.

Jaime Mel

05 de Agosto de 2013 - 13:34

Foram recebidos pelo Prefeito Júlio Cesar de Souza, os garotos Euller Rafael Carvalho dos Santos (13) e José Luiz Antônio da Silva (14), ambos os alunos da Escola Municipal Doutor Mitsuro Saito que representaram Paranhos no JEMS 2013 na competição de Xadrez onde se sagraram campeões nas modalidade individual e por equipes.

O Projeto Xadrez foi iniciado em 2009, pela secretaria de educação, tendo à frente na época o professor de xadrez Fabio Ferreira dos Santos, com objetivos além de auxiliar os alunos no desenvolvimento escolar, treinar atletas para competições, entre elas os JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) e JOJUMS (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul).    

Os Xadrezistas já participam de 4 competições dos JEMS (de 12 a 14 anos) em 2010, 2011, 2012 e agora 2013 e esta foi a primeira conquista. Em todas as participações os alunos eram representantes da Escola Municipal Dr. Mitsuro Saito. Nesta competição em Dourados participaram os alunos Euller Rafael CAMPEÂO dos JEMS e José Luis Antunes da Silva que chegou à semifinal. Ambos os atletas iniciaram os treinamentos em 2011 no período contra turno e só vieram a participar juntos dos jogos este ano, O Euller já havia participado no ano passado.

“Para ir a esta competição procurei o professor Aneil, Secretário de esportes de Paranhos e o informei sobre a competição e a necessidade de treinar os alunos, me deu autorização para treinar os alunos e eu assim o fiz. Assim que abriram as inscrições ele me procurou e inscrevemos os alunos Euller e José Luis para o JEMS, e os alunos Igor Tavares e Rafael Paukoski para os JOJUMS que serão realizados em setembro na cidade de Amambai.” Comentou o professor Fábio, que em 2012, participou e foi premiado em 2º lugar no IV congresso Interdisciplinar Da Saúde – UNIGRAN com o Projeto “XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA”. Publicado na Revista Interbio v. 5n.2 2011 – ISSN 1981-3775.

“Ficamos muito contentes com a conquista desses meninos, reconhecemos o trabalho do Professor Fábio na época em se dedicar no projeto e hoje é colhido o resultado dos esforços do mesmo e dos atletas, dar condições aos atletas de participarem de competições estaduais e nacionais, levando o nome de nosso município é também um compromisso nosso nesta administração.” Disse o prefeito Júlio ao receber os campeões em seu gabinete.

Os garotos de Paranhos com essa conquista se habilitam para representar Paranhos nos Jogos Escolares Brasileiros que acontece em Setembro em Natal RN.