Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 5 de Dezembro de 2021

Sidrolandia

Prefeito participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014

O prefeito Ari Basso participou do evento que prevê, com base nos valores contratados nas safras anteriores, a aplicação de R$ 300 milhões no estado

Assessoria da Prefeitura

26 de Setembro de 2013 - 16:43

O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (26), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 para o estado de Mato Grosso do Sul. O lançamento aconteceu na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), em Campo Grande (MS), e reuniu  produtores, movimentos sociais e representantes do poder público. O prefeito Ari Basso participou do evento que prevê, com base nos valores contratados nas safras anteriores, a aplicação de R$ 300 milhões no estado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Com mais de 40 mil agricultores familiares, responsáveis por aproximadamente 65% das propriedades rurais no estado, a expectativa é ampliar o acesso às políticas públicas para o setor. O dinheiro já se encontra a disposição dos produtores nos bancos do Brasil e Sicredi, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário o produtor precisa ter a certidão de aptidão que é fornecido pela Agraer entre outros documentos.

As principais dificuldades encontradas pelos produtores da Agricultura Familiar para ter acesso ao credito é a falta de contato e o interesse das próprias agencias bancarias em incentivar e apoiar esse produtor muitas vezes mal informado acaba perdendo benefícios que são criados para o seu crescimento e o desenvolvimento de sua atividade.

O Governo Federal também desenvolve no estado, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ações que visam melhorar o acesso à cidadania dos homens e mulheres do campo. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural já realizou 127 mutirões em Mato Grosso do Sul, atendendo mais de 30 mil mulheres. Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo).