Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Janeiro de 2021

Sidrolandia

Prefeitos vão a Brasília dia 12 pressionar Congresso e governo por recursos

A CNM adverte que faltam apenas 20 dias para o evento e as inscrições podem ser feitas pelo hotsite da Marcha ou por contato telefônico com a CNM.

Willams Araújo

23 de Abril de 2014 - 13:00

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, está mobilizando os prefeitos para a  XVII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 12 a 15 de maio deste ano, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. 

Com o tema “A Crise dos Municípios e a Conjuntura Atual”, o movimento municipalista espera atrair a participação de cerca de 4 mil gestores públicos de todo o País. Douglas espera a participação maciça dos prefeitos durante o movimento municipalista organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Segundo ele, a participação dos prefeitos nesses encontros é muito importante visando conquistas de interesse dos municípios que hoje enfrentam problemas de ordens estruturais decorrentes de políticas nocivas implantadas pelo governo central.  O dirigente refere-se principalmente à política de concessão de incentivos fiscais à indústria automotiva que acaba refletindo negativamente na contabilidade das prefeituras.

Douglas explica que  cada vez que o governo federal isenta as indústrias do recolhimento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) os municípios perdem receita em razão da queda do FPM, que compõe o fundo constitucional juntamente com o IR (Imposto de Renda).

Em sua avaliação , é por meio de mobilização dessa natureza que os prefeitos têm garantido avanços em favor dos municípios, uma vez que durante a Macha a Brasília é possível discutir com parlamentares e ministros a liberação de verbas e encaminhar novos pleitos visando atender a população.

PROGRAMAÇÃO

A CNM adverte que faltam apenas 20 dias para o evento e as inscrições podem ser feitas pelo hotsite da Marcha ou por contato telefônico com a CNM.

"É de extrema importância que os participantes façam as inscrições antes da Marcha para evitar filas. Além disso, ao antecipar a quantidade de presentes na Marcha, a Confederação consegue adequar melhor a estrutura do evento", adverte a entidade.

A CNM explica ainda que quem faz a inscrição prévia pode retirar o crachá de identificação e o material do encontro diretamente no guichê de “Credenciamento de Homologados. "Aqueles que deixam para se inscreverem nos dias da Marcha precisam passar pelo “Credenciamento de Não-Homologados”, que se trata de um procedimento mais trabalhoso e demorado", alerta.

Dia 12 de maio

Na programação do primeiro dia, uma segunda-feira, está previsto apenas o atendimento no credenciamento. Portanto, os prefeitos e demais agentes podem procurar a homologação também neste dia, para que na terça-feira, dia 13, possam ter acesso ao auditório com mais facilidade.

Também no dia 12 de maio vai haver a abertura oficial da VI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias. No entanto, o acesso à feira será aberto, sem a necessidade de credenciamento prévio.