Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeitura de Chapadão do Sul renova frota do transporte escolar

Ônibus novos e recuperados rodam 6 mil km todos os dias. A Secretaria de Obras mantêm algumas frentes de trabalho fazendo a manutenção de trechos críticos no período de estiagem.

Assessoria

09 de Agosto de 2013 - 10:32

A Prefeitura de Chapadão do Sul renovou a frota do transporte escolar, colocando ônibus zero km e veículos recuperados no transporte escolar de 1.700 alunos. Os 33 veículos em operação rodam 6 mil quilômetros por dia, garantindo acesso ao ensino de qualidade para os alunos. Este ano nove veículos novos estão sendo incorporados à frota do transporte chapadense.

Somados todos os percursos diários, a frota da Prefeitura de Chapadão do Sul percorre mais de 6 mil quilômetros/dia. “É muito chão para percorrer de maneira segura, diariamente, para levar e trazer alunos para as escolas e, com isso, garantir sua formação como estudantes bem instruídos hoje e cidadãos amanhã”, afirma Dr. Felipe que não mede esforços para que esses veículos estejam sempre aptos para cumprir essa difícil e persistente missão.

Logo que assumiu, em janeiro, Dr. Felipe determinou a imediata manutenção de toda frota que estava, literalmente, “caindo aos pedaços” e colocando em risco a integridade física de motoristas e alunos.

Toda a frota passou por uma imediata revisão, para que tivessem condições mais seguras para transitar pelo meio rural, pelos mais variados tipos de terrenos. Depois disso, a Prefeitura procurou todos os meios para adquirir novos ônibus para esse serviço. Nove já chegaram este ano. A maioria doada pelo Governo Federal.  Mais dois novos ônibus, com capacidade para 60 alunos, deverá chegar nas próximas semanas. Elas são fruto de emendas parlamentares do Deputado Antônio Carlos Biffi. Ao todo foram três, cedidos dessa forma pelo deputado. Um deles já chegou.

A frota antiga continua passando por reparos. Dos 33 da frota, três são utilizados para substituir outros que seguem para as oficinas onde serão melhorados inclusive a parte física, para dar mais conforto e segurança aos estudantes.

A secretária de Educação do Município, professora Vainer Estela Martins Andre, informou que são 1.700 alunos transportados diariamente pela frota composta de ônibus pequenos, médios e grandes, com capacidades recíprocas de 26, 40 e 60 lugares.

Esses alunos não são apenas da Rede Municipal de Ensino, mas também do Estado e outros da rede particular de ensino. “O papel da poder público é facilitar  vinda dessas crianças e adolescentes para a cidade para que tenham a oportunidade de estudar. Dessa forma estaremos garantindo bons profissionais amanhã, para Chapadão do Sul e para o Brasil e o mundo”, afirmou a secretária.

Dr. Felipe disse que todo esforço deve ser feito para garantir esses alunos na escola e ele lembrou que muitos deles acordam às 4 da manhã para pegar o transporte, vir para a cidade estudar e retornar aos seus lares depois de percorrer longos trechos de volta, no período noturno. Alguns chegam em casa por volta das 21 horas. “Um grande sacrifício de uma criança dessa nos leva a fazer simplesmente tudo o que pudermos para facilitar sua vida”.

MANUTENÇÃO DE PONTES E ESTRADAS – Para facilitar esse transporte, com segurança para motoristas e alunos, a Prefeitura tem promovido a manutenção de pontes e estradas. O objetivo é deixa-las seguras para que o trânsito no meio rural flua com tranquilidade e agilidade.

A Secretaria de Obras mantêm algumas frentes de trabalho fazendo a manutenção de trechos críticos nesse período de estiagem. Em muitos trechos também são feitos o cascalhamento da estrada para garantir mais segurança e estabilidade aos veículos.