Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeitura mobiliza força-tarefa de 40 trabalhadores e parceiros para reformar o cemitério

A Prefeitura mobilizou uma força-tarefa de 40 trabalhadores, recorreu a doações de famílias de 234 toneladas de material de pedrisco; arenito e pedra zero

Flávio Paes/Região News

28 de Outubro de 2015 - 15:30

Está na reta final o trabalho de limpeza, pintura e revitalização geral do Cemitério Municipal São Sebastião, que está sendo repaginado para receber na segunda-feira, Dia de Finados, um público estimado em 5 mil pessoas. O cenário que se vê hoje é diferente do existente até 2012, quando em meio a situação de abandono, com violação de túmulos, presença de usuários de drogas, o Ministério Público abriu  um inquérito para cobrar providências.

A Prefeitura mobilizou uma força-tarefa de 40 trabalhadores, recorreu a doações de famílias de 234 toneladas de material de pedrisco (13 caminhões); arenito (3 caminhões) e pedra zero (dois caminhões), para eliminar a poeira e o barro nas vias de circulação interna, além de compactar os solos onde havia buracos e desníveis.

Por orientação do prefeito Ari Basso, que diariamente comparece ao local para supervisionar o serviço, coordenados por Milton Lobo de Paiva (o terra seca), a equipe de quatro funcionários encarregados da manutenção do cemitério, recebeu o reforço de 15 servidores da Secretaria de Infraestrutura e externamente, 26 trabalhadores do projeto Esta Rua é Nossa, estão fazendo a varrição das ruas que ficam no entorno.

Dentro do cemitério, além de  serem despejados pedriscos nas vias de circulação, dezenas de túmulos e jazigos foram pintados, alguns, abandonados pelos familiares, tiveram de ser refeitos.

Foram recuperados o meio fio da avenida principal de entrada do "Campo Santo" e todo o cemitério recebeu pedra brita nas calçadas de acesso aos túmulos. A equipe também podou mangueiras (recolhendo os frutos e folhas espalhados no chão) e outras árvores. Esta semana deverá ser concluído o trabalho de pintura no canteiro central e no altar onde todos os anos é realizada a Missa pelos Freis Capuchinhos da Paróquia Nossa Senhora da Abadia.

Outra novidade foi à recuperação da entrada principal na Rua Mato Grosso onde além da pintura de todo o muro foi recuperado também a imagem do Padroeiro do Cemitério no Portal de Entrada.

http://regiaonews.com.br/uploads/20151028150645mont.jpg

O vereador Waldemar Acosta, também resolveu dar sua contribuição. Comprou o material e se encarregou de pintar a lápide com o nome de Sidrônio Antunes de Andrade, um dos fundadores da cidade.

As melhorias no cemitério já estão chamando atenção de quem está trabalhando na limpeza dos túmulos dos seus entes. É o caso de dona Mercedes Nolasco Basso, que todos anos cumpre a rotina de fazer a manutenção dos túmulos dos sogros, Colorindo Basso e Zelinda Caríssima Basso. "A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho. O cemitério ficou abandonado por muito tempo. O barro (quando chovia) e a poeira (na estiagem) eram tanto  que quando eu terminava a limpeza dos tumultos, parecia que tinha furado um poço, de tão suja ficava. Agora, colocaram a pedra e fica tudo limpo".

Ela destaca também que a presença de mais funcionários na manutenção afugentou os drogados e desocupados que ficavam no cemitério à noite. "Depois de 4 horas da tarde já era perigoso ficar por aqui", comenta.