Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeitura Municipal de Deodápolis da inicio ao programa “Saúde na escola

Para o Enfermeiro Jean Carlos que está à frente do programa, a base do programa é a articulação da escola com a unidade básica de saúde.

Assessoria da Prefeitura

11 de Setembro de 2013 - 16:56

Na tarde desta quarta (11/09) a Escola Municipal Elizabete Lucena Campos (Pólo) recebeu a visita do Gerente de Saúde Marcio Teles com a sua equipe e do Gerente de Educação Francisco Eusébio. Na ocasião os gestores foram acompanhar o inicio do programa “Saúde na Escola” que teve a adesão do município neste ano de 2013.

Segundo dados da Gerencia de Saúde o programa foi instituído no Brasil no ano de 2007, trata-se de uma parceria entre educação e saúde, tendo como objetivo principal, o fortalecimento de ações que são voltadas para o desenvolvimento integral da comunidade escolar.

“A escola é um espaço privilegiado para desenvolvermos as praticas necessárias de promoção da saúde e da prevenção de agravos à saúde e de doenças!” destacou Márcio Teles, Gerente de saúde. Dados da gerencia mostram que ao todo, mais de 3100 alunos da rede estadual e municipal de ensino serão atendidos pelo programa em todos os níveis de ensino (Educação infantil, Ensino Fundamental, médio e EJA).

“Os nossos educandos (a) estarão sendo atendidos por diversos profissionais entre eles, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e dentistas. Os atendimentos serão realizados por meio de atividades em grupos e individuais sempre estas em ambiente escolar!” destacou o Gerente de educação, Francisco Eusébio.

Para o Enfermeiro Jean Carlos que está à frente do programa, a base do programa é a articulação da escola com a unidade básica de saúde. Sobre a importância da ação, a Prefeita Maria Viana destacou o trabalho que será desenvolvido com os dados coletados. “Estaremos constantemente acompanhando a situação da saúde dos nossos alunos e alunas por meio de ações que analisarão através de medidas antropométricas o índice de obesidade ou desnutrição dos nossos educandos. As avalições ainda se estenderão para a saúde bucal, saúde ocular, saúde auditiva e demais avalições que visam à melhoria da qualidade de vida da nossa população!” pontuou a Prefeita Maria Viana.

A Nutricionista Rogéria Nakano, ressalta que as avaliações a serem desenvolvidas no programa serão de grande valia, pois através delas poderemos prevenir doenças crônicas não transmissíveis (como o Diabetes Mellitus, Hipertensão e obesidade).