Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 25 de Janeiro de 2022

Sidrolandia

Preparo correto de medicamentos naturais é tema de capacitação do Senar/MS em Coxim

O curso faz parte da grade oferecida pelo Senar, em parceria com os sindicatos rurais do Estado, e será ministrado de 21 a 25 de outubro no Sindicato Rural de Coxim.

Famasul

19 de Outubro de 2013 - 07:25

Xaropes para tosse, pomadas cicatrizantes, sabonetes para alergia, tintura digestiva para má disposição, vinho depurativo para limpeza do sangue, tintura de alho para alergia e xampus variados são alguns dos produtos que os alunos do curso ‘Cultivo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros’, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS – Sistema Famasul) aprendem a fabricar.  O curso faz parte da grade oferecida pelo Senar, em parceria com os sindicatos rurais do Estado, e será ministrado de 21 a 25 de outubro no Sindicato Rural de Coxim.

A instrutora Dayse Wanderleia Benites afirma que a produção de medicamentos caseiros é simples, no entanto requer cuidados como higienização de embalagens e a medida certa para cada produto. “Através das plantas medicinais domésticas presentes na casa dos participantes preparamos medicamentos de forma caseira, o que torna a produção viável, pois são plantas conhecidas dos alunos”, relata.

Plantas como alecrim, guaco, arruda, eucalipto, hortelã, alfavaca, sabugueiro, noz moscada e assa-peixe são as mais comuns em municípios como Coxim. “Essas plantas são as mais encontradas aqui no Estado. Os remédios produzidos no curso não visam comercialização. O objetivo é capacitar os participantes para que possam produzi-los em suas residências de forma caseira”, ressalta Dayse.

A produção de remédios caseiros é simples, afirma a instrutora. “Para o preparo de um vidro de xarope, por exemplo, fervemos açúcar mascavo, mel, tintura de própolis e conservantes por 20 minutos. Coamos e, em seguida, com a embalagem já higienizada, armazenamos o xarope”, detalha.

O curso ‘Cultivo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros’ acontece no Sindicato Rural de Coxim, tem carga horária de 40 horas e limite de 15 participantes. Na semana de 21 a 26 de outubro, o Senar vai capacitar produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul através de 64 cursos. Para participar, acesse www.senarms.org.br, Facebook/senarms ou ligue no 3320-9700.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.