Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Presidente da AMAS afirma: Supermercados vendem mais em fevereiro

Marcos Tomé/Região News

24 de Março de 2011 - 16:43

Presidente da AMAS afirma: Supermercados vendem mais em fevereiro
Presidente da AMAS afirma: Supermercados vendem 2,77% a mais em fevereiro - Foto: Marcos Tom

Acelino Cristaldo, empresário no seguimento de supermercado e atual presidente da AMAS (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), em entrevista exclusiva ao Jornal Eletrônico Região News afirmou que em levantamento mensal de avaliação das negociações de varejo, houve queda de 7,1% das vendas no mês de fevereiro se comparado com janeiro.

“Diminuição era esperada em um mês de 28 dias”, afirma. As vendas reais dos supermercados brasileiros cresceram 2,77% (por cento) em fevereiro na comparação com o mesmo mês no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira.

Segundo a associação que representa o setor, no acumulado do ano as vendas subiram 3,24% (por cento) em relação ao primeiro bimestre de 2010. "A queda apresentada em relação a janeiro era esperada. Isso ocorre todos os anos pelo fato de fevereiro ter 28 dias, ou seja, 3 dias a menos que o mês anterior. Além disso, consideramos este um momento de acomodação. O aumento do endividamento das pessoas, com as contas extras do início do ano, contribui para que haja redução do consumo", disse o presidente da Abras, Sussumu Honda, em nota.

Os produtos com maiores altas em fevereiro sobre janeiro foram os agrícolas ou commodities, com destaque para tomate (10,84 por cento), enquanto as maiores quedas foram feijão (-7,64 por cento) e carne traseiro (-5,6 por cento).

Para o período da Páscoa, a Abras espera que o setor supermercadista apresente crescimento de 10,6 por cento nas vendas de produtos ligados à data. Segundo O Presidente da AMAS, Acelino de Souza Cristaldo, em Mato Grosso do Sul as vendas devem acompanhar a expectativa divulgada.

Ressaltando que os produtos voltados para a Páscoa, tais como Ovos de Páscoa, Bacalhau, Azeites e outros já estão expostos nos Supermercados. Acelino acrescenta ainda que o consumidor terá mais tempo para programar suas compras pois neste ano a Páscoa acontece na segunda quinzena do mês.

“É importante que as pessoas se programem para tal data de forma antecipada, tendo em vista que os produtos mais procurados tendem a esgotar”, alerta. Acelino Cristaldo é também proprietário do Supermercado Nandas, filiada a Rede Econômica em Sidrolândia.