Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Presidente da Copasul e vice-prefeito de Naviraí morre aos 86 anos

Domingo, Sakae sofreu uma queda, teve traumatismo craniano foi levado para internação em Dourados.

Flávio Paes/Região News

24 de Janeiro de 2017 - 15:29

O vice-prefeito de Naviraí e presidente da Copasul, uma das maiores cooperativas de Mato Grosso do Sul, Sakae Kamitani, morreu na madrugada de hoje (24), aos 86 anos de idade. Renal crônico, ele fazia tratamento em Umuarama (PR) há algum tempo.

Domingo, Sakae sofreu uma queda, teve traumatismo craniano foi levado para internação em Dourados. Ontem à noite passou por cirurgia para aliviar a pressão do cérebro. Não resistiu ao procedimento e morreu por volta de 5h40.

O prefeito José Izauri de Macedo (DEM) decretou luto oficial na cidade por três dias. O corpo de Sakae está sendo levado para Naviraí, onde será velado. O horário do sepultamento ainda não foi informado.

História - Sakae Kamitani era filho de imigrantes que vieram de Osaka para o Brasil em 1934 e trabalharam em fazendas de café no interior de São Paulo. Em 1954 a família comprou uma fazenda no Paraná e o pai dele se tornou associado da Cooperativa Agrícola de Cotia, em 1950.

Em 1961 a família se mudou para Naviraí para plantar hortelã e depois algodão. Após trabalhar em uma cooperativa da região, ele viajou ao Japão e ao Hawaí para conhecer cooperativas. Kamitani se uniu à família Suekane, montando em 1978 a Copasul.

O algodão sempre foi o principal produto da cooperativa, mas com a alta do preço dos grãos, a área plantada de soja e milho passou a ocupar 65% das lavouras e a pluma responde por 30%.